Vocação é dom de Deus - Jubileu de Prata padre Lima

A vocação missionária é sublime, porque é a continuação da própria missão de Cristo, dos apóstolos e dos grandes missionários. (Bem-aventurado José Allamano)

Por Robério Crisóstomo

Entre os dias 24 e 30 de julho, a equipe de Animação Missionária e Vocacional (AMV) dos missionários, missionárias e seminaristas da Consolata que trabalham em São Paulo e Bahia, partiram para São Luís (MA), mais especificamente para a cidade de Cururupu para realizarem várias atividades missionárias, por ocasião do Jubileu de Prata de Ordenação Sacerdotal do padre Olivaldo Lima Mendes, imc, natural desse mesmo estado.

Nas atividades realizadas por toda a equipe se destacaram nas mais variadas dimensões, somando forças também com o pároco e leigos. Foi possível realizar encontro com os jovens, visitas às famílias, às quais recepcionaram os missionários através da abertura e do diálogo, encontro no presídio da cidade partilhando a Eucaristia e na Santa Casa de Cururupu.

Celebração presidida por dom Elio Rama comemora Jubileu de Prata do padre Lima.

Celebração presidida por dom Elio Rama comemora Jubileu de Prata do padre Lima.

Durante a homilia da celebração eucarística em sua homenagem, padre Olivaldo Lima manifestou sua gratidão a Deus por suscitar nele a vocação missionária sacerdotal, e destacou que durante esses 25 anos teve a oportunidade de partilhar sua vida com outros povos. Destacou a África do Sul, deixando a entender sua plena realização em ser sacerdote e, sobretudo, missionário da Consolata. Deu testemunho de que é gratificante deixar tudo e colocar-se a serviço da Igreja como missionário da Consolata, animou todos os jovens a não se fecharem em seu mundo, mas abrirem o coração para que Cristo implante os sinais da vocação.

Podemos afirmar que foi uma semana de ação de graças, pois o espírito missionário permeava sobre toda a equipe.

Para os missionários e para as missionárias, celebrar uma data marcante na vida de um membro da família Consolata é, sem dúvida, uma dádiva, pois a vocação é dom de Deus, que reveste a pessoa, capacitando-a a ir e testemunhar o grande e generoso amor de Cristo a outros povos na abertura às demais culturas.

Esta festa, sem dúvida marcou a história da Paróquia São João Batista de Cururupu no Maranhão, por todo o espírito missionário que permeou durante esses dias; sobretudo na participação da juventude. Os envolvidos na organização estão de parabéns, pois foi a prova maior de que a Igreja é verdadeiramente missionária e que a causa da missão é urgente, compromete com intensidade e responsabilidade.

Agradecimentos ao padre Ronald, pároco da São João Batista, pela oportunidade, e a todos os leigos, juventude e comunidades, pelo carinho, apoio e dedicação em acolher a equipe da AMV e proporcionar a animação desse jubileu de 25 anos de sacerdócio do padre Olivaldo Lima, missionário da Consolata.

A todos, nossa prece a Deus, que Ele nos fortaleça sempre na caminhada!

Robério Crisóstomo, imc, é animador missionário e vocacional em São Paulo, SP.