Em Taiwan e Angola

Há vários anos que o Instituto apontava para uma abertura missionária em Angola e agora decidiu que seja na diocese de Viana, situada na periferia de Luanda.

da Redação

missionarios_da_consolata_abril_2014_1

Para concretizar algumas das opções do último Capítulo Geral dos Missionários da Consolata, a Direção Geral decidiu fazer “novas aberturas” onde os missionários ainda não atuam. Dois foram os critérios básicos dessa decisão: dar ao Instituto um rosto de continentalidade e se inserir em novas fronteiras Ad Gentes, priorizando o continente asiático. Como pressupostos para poder realizar esse objetivo, o Instituto se propôs revisionar sua atual geografia missionária, deixando lugares onde há muito tempo trabalha e fazer novas fundações a partir de pequenas comunidades.

A Direção Geral decidiu concretizar neste ano de 2014 duas novas aberturas: uma na capital de ilha de Taiwan (Taipé) e outra na periferia de Luanda, capital de Angola. Em Taiwan, a Igreja Católica conta com cerca de três mil fiéis em uma população que já ultrapassa os 23 milhões de cidadãos. É uma Igreja muito dinâmica que diariamente se confronta com religiões majoritárias, tais como: budismo, taoísmo, confucionismo, além das religiões difusas tradicionais. Mesmo para os missionários da Consolata que já trabalham na Coreia do Sul há anos, isso representa um grande desafio. Os três missionários designados para esta abertura são: padres Eugenio Cumpián Boatella, Piero Demaria e Odhiambo Mathews Owuor, e devem começar pelo estudo do mandarim.

Há vários anos que o Instituto apontava para uma abertura missionária em Angola e agora decidiu que seja na diocese de Viana, situada na periferia de Luanda. “Sabemos que um Instituto como o nosso que nasceu para a África, já é prevalentemente ‘africano’ em termos de formação missionária e na composição vocacional”.

Viana foi desmembrada da diocese de Luanda em 2007 e abrange 11 municípios. Conta com uma população de um milhão e meio de pessoas e nove paróquias, com apenas dois sacerdotes diocesanos. A Direção Geral já designou três missionários que irão constituir a primeira comunidade no segundo semestre de 2014: padres Fredy Alberto Gómez Pérez, Sylvester Oluoch Ogutu e Dani Antonio Romero Gonzalez.

(CC BY 3.0 BR)