Ordenação diaconal em Manaus

Richard Wambua será ordenado diácono no domingo, 14 de agosto, em Manaus, AM.

Por Redação

Richard Mutua Wambua, professo da Consolata fará sua profissão perpétua amanhã, dia 13 de agosto, na Comunidade São José, em Manaus, AM, e domingo, dia 14, será ordenado diácono, na Comunidade Santa Bárbara, também em Manaus.

Natural do Quênia, de Machakos, cidade localizada ao leste do país, Richard é filho de Emmanuel Wambua Kangutui e Theresia Nhenya Ndunda. É o primogênito de seis filhos, três homens e três mulheres.

Iniciou o Ensino Fundamental em Mekilingi Primary School, em 1999. Ao terminar, entrou no Ensino Médio, Kathiani Boys’ High School em 2008 e concluiu em 2011. Ao término dos estudos, ajudou o pai no seu negócio enquanto estudava informática. Sempre participou da igreja e nessa época era coordenador do grupo de jovens. Foi quando sentiu o desejo de seguir a Cristo mais de perto, e após um momento de animação missionária realizado por um seminarista da Consolata, hoje padre, Felix Mulwa, decidiu entrar em definitivo para a vida religiosa. Recebeu grande apoio dos familiares, amigos e paroquianos.

No ano de 2012, ingressou no Instituto Missões Consolata, fazendo o propedêutico em Nyeri, Quênia. Cursou filosofia de 2013 a 2016 em Nairóbi, capital do país. Realizou o noviciado em Sagana, entre 2016 e 2017, fazendo a primeira profissão religiosa no dia 8 de julho de 2016. Ao terminar o noviciado foi destinado a São Paulo, Brasil, onde realizou os estudos teológicos de 2018 a 2021.

Ao concluir os estudos, foi enviado para o Noviciado São Oscar Romero em Manaus, AM, onde realizou o ano de serviço na Área Missionária Família de Nazaré. Teve contato próximo com os fiéis e se identificou com a missão nas periferias urbanas e com a animação missionária com os jovens.