Como irmãos na diaconia

Ordenação diaconal de Luís Boina, Filbert Nkanga e José Brás, em Roraima.

Por Paulo Mzé*

“A celebração de hoje nos fala do ministério dos diáconos. Cristo veio para servir e não para ser servido. Vocês assumem três serviços: a diaconia da palavra, a diaconia da caridade e a diaconia da liturgia ou ministério do altar”.

Esta foi a mensagem deixada pelo bispo da diocese de Roraima, dom Mário Antônio da Silva aos candidatos ao ministério do diaconato, Luís Boina, Filbert Nkanga e José Luiz Brás Tavares, no dia 1º de agosto de 2021.

A celebração foi às 18h, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no município de Normandia. A comunidade paroquial de Nossa Senhora de Nazaré além de dom Mário acolheu vários padres, religiosas, autoridades civis e pastores de igrejas evangélicas.

Dom Mário falando à assembleia na sua homilia e fazendo jus a Palavra de Deus do 18º domingo do tempo comum (Ex 16,2-4.12-15; Sl 77,3.4bc.23-25.54; Ef 4,17.20-24 e Jo 6,24-35) afirmou que “Cristo é o pão vivo que nos fortalece”. Disse também que devemos “deixar-nos iluminar pela Palavra de Deus. O povo a caminho da terra prometida passou pelo deserto. O tempo da pandemia faz com que nós experimentemos um deserto. Deus providencia alimento para seu povo para que o povo caminhe rumo à liberdade. Jesus não nega a necessidade do pão material. A mensagem de Jesus é o pão da vida e a vida eterna”.

Dirigindo-se especialmente aos diáconos, disse que eles estavam assumindo três serviços: a diaconia da palavra, a diaconia da caridade e a diaconia da liturgia. Dom Mário explicou que a diaconia da liturgia constitui o diácono como ministro do altar; da eucaristia. A diaconia da caridade é o campo privilegiado da missão. A diaconia da palavra nos coloca perto de Deus, a diaconia do altar nos coloca perto de Jesus e a diaconia da caridade nos coloca perto do irmão.

No final da celebração, assim como o fez na acolhida aos presentes à celebração, o padre Gabriel Oloo agradeceu a todos pela presença. Em seguida deu a palavra a senhora Consolata que em nome do Conselho Pastoral Paroquial agradeceu a todos pela presença e pela participação na ordenação diaconal de Luís, Filbert e José Brás.

Em nome dos neo diáconos, Luís Boina saudou a todos os presentes. Agradeceu a Deus a todos que fizeram parte da formação de cada um até o momento. Agradeceu ao Instituto (IMC) pela acolhida.

Em nome do IMC, o vice-superior regional, padre Cláudio Cobalchini acolheu os três diáconos. Disse que o momento era de alegria, uma vez que o Instituto conta, neste ano, com sete diáconos. Disse também que todos os diáconos são estrangeiros, por isso conclamou a todos a intensificar a oração pelas vocações nas suas comunidades.

Os agradecimentos feitos pelo padre Gabriel fizeram parte dos momentos finais da celebração. Dom Mário encerrou a missa pedindo que se continuasse a rezar pelas vocações.

Galeria de Fotos

Ordenação Diaconal Filbert Nkanga, Luiz Boina e José Brás

*Paulo Mzé, imc, é diretor da revista Missões.