Abertura da Assembleia Pré-Capitular continente América

imc-continente-america

Teve início nesta terça-feira, 14 de fevereiro, a Assembleia online do Continente América que se estenderá até quinta-feira, dia 16, justamente na Festa do Fundador.

Por Jaime C. Patias *

Conforme o calendário, estamos entrando na Terceira Fase do caminho de preparação para o XIV Capítulo Geral do Instituto Missões Consolata (Roma, 22 de maio – 20 junho 2023). A Primeira Fase foi a Escuta Continental provocada pelo Documento Preparatório; a Segunda Fase foi a Elaboração e Estudo dos Lineamenta. A Terceira Fase é a das Assembleias Continentais.  A África e a Ásia acabam de realizar as suas Assembleias. Hoje, 14 de fevereiro, iniciamos a Assembleia do Continente América, que se estenderá até quinta-feira, 16 de fevereiro, justamente na Festa do Fundador.

Os participantes são os Capitulares de direito e os Delegados eleitos (10); os Coordenadores das Comissões Continentais (11), Convidados (3), a Direção Geral (8) e a Comissão Pré-capitular (3). Total entre 35 missionários da Consolata trabalhando em diversos países.

O objetivo é partilhar as contribuições do Continente sobre o Documento  Lineamenta, escutar e aprofundar; discernir e indicar prioridades e propostas como contribuições para a elaboração do Instrumentum Laboris do XIV Capítulo Geral, que será a Quarta Fase da preparação.

É uma prática de Sinodalidade e Continentalidade. Representamos os missionários e as comunidades que trabalham no Continente. Por isso, nestes três dias, somos convidamos a uma participação ativa e assertiva para que o resultado reflita as aspirações e pesquisas de todo o Instituto a partir da realidade do nosso Continente onde trabalhamos em nove países.

A organização da Assembleia está a cargo do Conselho Continental que se reuniu em Buenos Aires em janeiro e com a ajuda de alguns espertos definiu a metodologia, o programa e algumas das funções:

Moderadores: Venanzio Mwangi e Julio César Caldeira; Secretários: Juan Pablo de los Ríos e Mauricio Guevara; Serviço Técnico: Pedro Loro; Comunicação: Ramón Lázaro; Coordenação: Conselho Continental América.

Destacamos a feliz coincidência da realização desta Assembleia nos dias da Festa do Fundador. Isso é significativo e deve encorajar-nos. Portanto, invocando o espírito do Bem-aventurado José Allamano no nosso trabalho, somos convidados a participar com três atitudes: ter os olhos, a mente e o coração abertos para ver a realidade presente; ter uma visão de futuro para sermos ousados nas nossas propostas; e manter sempre o espírito de unidade de todo o Instituto a partir da continentalidade.

imc-continente-america-2

Os trabalhos do primeiro dia concentraram-se na leitura e escuta atenta do documento síntese das contribuições que as cinco circunscrições e as comissões continentais enviaram sobre os Lineamenta. Em seguida, os participantes trabalharam em três grupos onde destacaram prioridades e fizeram algumas considerações.

A sessão de três horas de trabalho concluiu com uma partilha do trabalho dos grupos e os encaminhamentos para as reflexões pessoais que serão retomadas no segundo dia.

* Padre Jaime C. Patias, IMC, Conselheiro Geral para a América