Jovens sacerdotes procuram novos caminhos de missão

Estes momentos de partilha e de convívio são muito importantes, porque cada um aprende com as alegrias e tristezas do outro, que trabalha num país diferente

Por João Amâncio, IMC

imc_IMG_9367

Um grupo de 17 missionários da Consolata que trabalham no continente europeu está reunido em Lisboa para, em conjunto, descobrir os valores da espiritualidade missionária.

Desafiados pelo Conselho Continental do Instituto Missionário da Consolata (IMC), 17 sacerdotes missionários, todos com cinco anos de ordenação ou menos, estão reunidos esta semana em Lisboa, para, em conjunto, encontrarem novos caminhos de missão para o continente europeu.

As atividades, organizadas pela Região Portuguesa do IMC, foram planeadas por forma a que os religiosos encontrem na azáfama e no quotidiano dos moradores da cidade os valores da espiritualidade missionária. Neste sentido, foram alojados em pequenos apartamentos da capital e têm visitas agendadas a várias famílias e instituições que trabalham com os mais desfavorecidos.

António Fernandes, Superior Provincial dos Missionários da Consolata em Portugal, espera que durante o encontro «a partilha dos desafios e dos valores da missão que se encontram no dia a dia das pessoas seja percebida pelo olhar missionário que há no coração e na vocação de cada sacerdote missionário».

«Estes momentos de partilha e de convívio são muito importantes, porque cada um aprende com as alegrias e tristezas do outro, que trabalha num país diferente», afirma por sua vez Nicholas Omondi, missionário em Itália, salientando que embora a missão na Europa seja atualmente mais desafiante, todos os locais são terra de missão, onde todos são convidados a fazer o bem e a abrir o coração a Jesus.

(CC BY 3.0 BR)