Nossa missão é evangelizar

Ibrahim Muinde professa votos perpétuos e é ordenado diácono, em Feira de Santana, BA.

Por Redação
Fotos: Ety & Jô Fotos

“Estamos aqui para ordenar diácono o nosso irmão Ibrahim Muinde, neste momento em que a nossa Igreja de Feira de Santana é chamada a ter consciência da sua identidade, celebra 60 anos; somos todos chamados a ser fiéis à irmandade. A maior parte da nossa população é afrodescendente”.

ibrahim_muinde_ordenacao_2

A fala deu início à homilia proferida pelo arcebispo de Feira de Santana, dom Zanoni Demettino Castro (foto) em missa de ordenação diaconal do missionário da Consolata do Quênia, Ibrahim Muinde, às 18h do dia 8 de agosto de 2021. Por conta da Covid-19, a cerimônia foi realizada no salão paroquial anexo à Igreja da Paróquia Santíssima Trindade, em Feira de Santana (BA), atualmente confiada aos Missionários da Consolata, desde 1996.

ibrahim_muinde_ordenacao_3

A equipe missionária local, composta pelos pároco padre Ronildo da França  e padre Luiz Antônio de Brito, o candidato ao ministério do diaconato, Ibrahim (foto), além de vários fiéis e agentes de pastoral da Paróquia Santíssima Trindade acolheram dom Zanoni, o padre Luiz Carlos Emer, superior dos Missionários da Consolata, no Brasil, o padre Josky Menga Makanda, coordenador regional de animação missionária e vocacional do IMC no Brasil. A comunidade paroquial acolheu também para a celebração os padres Zorimar, pároco da Paróquia São João das Itapororocas, padre Jalmir, pároco da Paróquia Cristo Ressuscitado de Itaquera, São Paulo, padre Zacarias, vigário forâneo pertencente à Congregação dos Pobres Servos e o diácono Odilon.

ibrahim_muinde_ordenacao_4

Entre as autoridades civis distinguiu-se a presença do deputado Federal Zé Neto, deputado estadual Robinson Almeida e o vereador professor Ivamberg.

Dom Zanoni diante da assembleia litúrgica disse que: “percebemos com alegria o protagonismo do povo negro nas comunidades remanescentes, quilombos, na busca da sua identidade, na defesa de seus direitos”.

O arcebispo, fazendo jus à liturgia da palavra escolhida para a celebração afirmou que: “como o apóstolo Paulo compreendeu a autorização de ir prender os cristãos em Damasco devemos procurar entender a grandeza da nossa vocação”.

Dom Zanoni dirigindo-se ao candidato ao diaconato, disse que: “como diácono, meu querido Ibrahim será fortalecido com os dons do Espírito Santo; deverás ajudar o bispo no presbitério como ministro da palavra, ser anunciador nas nossas comunidades. Como ministro do altar irás proclamar o Evangelho; preparar o sacrifício e repartir entre os fiéis, o corpo e sangue do Senhor”. Dom Zanoni fez questão de enfatizar que o serviço que compreende o ministério diaconal deve ser entendido como amor aos mais esquecidos.

ibrahim_muinde_ordenacao_5

O arcebispo terminou a homilia lembrando a todos que o Brasil é um país que possui vasto patrimônio cultural. Tem mais etnias no Quênia do que em Angola. No Quênia chegaram os primeiros missionários da Consolata em 1901. “Meus irmãos, Deus está presente no povo africano, na música, na dança. Por isso, precisamos conhecer a africanidade que está presente no nosso povo do Brasil”. Dom Zanoni lembrou o papa Paulo VI que dizia, “nossa missão é evangelizar.”

ibrahim_muinde_ordenacao_6

Trabalho em Feira de Santana

O professo Ibrahim (foto) desde que chegou em Feira de Santana para o “Ano de Serviço” vem desenvolvendo trabalhos sociais, principalmente, o trabalho em atenção às comunidades dos quilombos Cardeal II e Lagoa Grande. Ibrahim tem estabelecido uma relação de interesse, amizade e proximidade com as comunidades dos quilombos, com participações dignas de nota em muitos momentos importantes daquelas comunidades.

Momentos de Animação Missionária e Vocacional

Organizados pelo padre Josky Menga Makanda, coordenador do serviço de AMV (Animação Missionária e Vocacional), afeto à Paróquia São João Batista, em Jaguarari (BA), na companhia dos padres Ronildo Pinto de França e Luiz Antônio e lideranças jovens organizaram vários encontros, entre os dias 27 e 30 de julho, tendo em conta a animação missionária e vocacional, nas várias comunidades das paróquias Santíssima Trindade e São José das Itapororocas, nos bairros Feira X e nos distritos de Matinha e Maria Quitéria, respectivamente.

Durante a semana de animação missionária e vocacional, a equipe formada por jovens e pelos sacerdotes visitou várias comunidades realizando encontros, com partilha de experiências vocacionais e divulgação da história da Família Missionária Consolata. Os Jovens e Leigos Missionários da Consolata visitaram, partilharam e deram vários testemunhos missionários tendo motivado profundas reflexões no seio dos paroquianos; os jovens tiveram oportunidade de escutar o chamado vocacional. Durante as visitas e encontros às comunidades, Ibrahim deu o seu testemunho vocacional e missionário. Aos jovens disse que o chamado de Deus é destinado a todos, independentemente da sua condição social ou da origem; Deus chama a todos e espera a nossa resposta positiva.

ibrahim_muinde_ordenacao_7

O superior regional dos missionários da Consolata no Brasil, padre Luiz Emer (foto) visitou o quilombo Candeal II. Os membros daquela comunidade manifestaram a alegria pela presença do padre, tendo tratado a visita como um sinal concreto de consolação.

Os missionários da Consolata tem como opções: Amazônia, Povos Indígenas, Pastoral Afro, Pastoral Urbana, Periferias Existenciais, Educação, Migrantes, Justiça e Paz e Integridade da Criação.

A Arquidiocese de Feira de Santana é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no estado da Bahia. Foi criada pela bula Navae Ecclesiae do papa João XXIII. Sua população é de 882.958 habitantes, divididos em 19 municípios e 35 paróquias. Seu território é de 6.730 km².

Galeria de Fotos

Ordenação Diaconal de Ibrahim Muinde

Por Redação com informações do padre Luiz Antônio de Brito, IMC.