Formação sociológica do clero

Allamano não ficava inerte, mas de olhos abertos e de ouvidos atentos perante tudo o que acontecia ao seu redor.

Francesco Pavese *

allam18O Bem-aventurado José Allamano se tornou famoso como educador, sobretudo de sacerdotes e de missionários. Recém-ordenado foi escolhido para ser diretor espiritual no seminário teológico de Turim e poucos anos depois foi nomeado reitor do Santuário ao lado do qual existia o chamado Convito Eclesiástico, para acolher os padres recém-ordenados nos primeiros anos de ministério. Ele não deixava de trazer para a formação os desafios culturais e sociais daquele tempo. As questões sociais eram muito relevantes e a Encíclica do papa Leão XIII Rerum Novarum foi um documento importantíssimo de iluminação para tratar das questões sociais na pastoral e na formação. O mundo mais desafiador era aquele das inovações no sistema de emprego por causa do novo cenário da introdução das tecnologias na produtividade.
Em 1890, foi criada em Turim a “Associação do Clero”, da qual o Allamano se tornou membro. Inicialmente a Associação tinha como objetivo unir os padres em torno da defesa de pessoas e comunidades, dos ataques gerados pela onda anticlerical. Depois de alguns anos, propôs à diocese a adoção da disciplina de sociologia no curso de formação, tanto no seminário como no Convito. A temática abordava os objetivos da ação católica daquele tempo e outros de sociologia prática referentes às “associações de profissionais”, “a classe rural e operária”, “o crédito agrícola”, entre outras questões da sociedade. Aberto aos desafios de seu tempo, “Allamano não ficava inerte, mas de olhos abertos e de ouvidos atentos perante tudo o que acontecia ao seu redor”.

Curso regular

No anos de 1911-1912, o jornal da Associação do Clero comunicou que o curso entrava regularmente na pauta das matérias, inclusive no Convito do qual o Allamano era o diretor. Entre outras coisas a comunicação dizia; “podemos comunicar com grande satisfação que o cônego Allamano, que sempre revelou intuições claras sobre as necessidades do seu tempo, acha que o curso de sociologia deve fazer parte da formação integral oferecida pelo Convito. Esperamos que os padres, com livre acesso a essa matéria, dela tirem bom aproveitamento”.
Esse curso foi mantido até o começo da Primeira Guerra Mundial, quando a maior parte dos padres professores foram chamados para servir o exército. Quando voltaram, o Allamano retomou com firmeza o curso porque tinha a convicção de que os padres deviam estar preparados para entender as novidades do contexto social da vida dos fiéis. Em 1920, ele convidou para lecionar o padre sociólogo Alessandro Cantono, que, depois de alguns anos afirmou: “foi o Allamano que me apresentou no começo das aulas e nessa ocasião dizia aos sacerdotes que deviam aproveitar bem essa matéria para qualificar o ministério sacerdotal”. Na verdade quando ele faleceu, o jornal diário afirmava: “o clero o venerava e o amava com toda a razão porque nele viam um apoiador, um homem de coração grande; alguém que deixou em nós algo de si mesmo”. Enfim, ele foi de fato, uma marca na formação do clero do seu tempo na sua diocese.

* Francesco Pavese, imc, é missionário na Itália.