75 anos a serviço da evangelização

A Paróquia Nossa Senhora Consolata do Jardim São Bento, São Paulo completou 75 anos de existência no dia 8 de dezembro de 2014.

Por Redação
missionarios_da_consolata_jan_fev1__2014

Celebração de Corpus Christi durante comemoração dos 75 anos, junho de 2014. (Foto: Arquivo Consolata)

A então Capela Nossa Senhora da Glória recebeu como patrono São Pedro de Alcântara e cuidados pastorais dos monges do Mosteiro de São Bento. O primeiro missionário da Consolata a chegar a São Paulo em outubro de 1946 foi padre Paulino Galbusera. Em 1948, a Paróquia foi confiada aos missionários da Consolata, sendo o primeiro pároco, o padre Constanzo Dalbesio, que tomou posse no dia 31 de dezembro daquele ano. Ao ser confiada aos missionários da Consolata foi designada com o título de Paróquia São Pedro de Alcântara e Nossa Senhora Consolata, e por fim, acolhendo o pedido do padre Walmir Alberto Valle, superior dos missionários da Consolata, o então arcebispo de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns determinou que se denominasse simplesmente Paróquia Nossa Senhora Consolata.

missionarios_da_consolata_jan_fev2__2014

Quermesse durante festa da Padroeira. (Foto: Arquivo Consolata)

missionarios_da_consolata_jan_fev3__2014

Padre Jordão Maria Pessatti, imc.

Uma Comissão Organizadora foi criada para comemorar os 75 anos de existência da paróquia e durante a novena da padroeira, em junho, convidou ex-párocos para participarem das celebrações. Estiveram presentes os padres Durvalino Condicelli, Carlos Tonello, Luiz Morgano e Joaquim Gonçalves. Todas as pastorais trabalharam o tema dos 75 anos ao longo do ano. As crianças e adultos batizados receberam uma toalha com o logotipo do Jubileu. Ainda nas festividades da Consolata, foi realizada uma quermesse. Em dezembro, data da fundação, outra novena animou toda a comunidade. Desta vez, houve testemunhos de paroquianos antigos que contaram parte da história da Paróquia, e também depoimentos de novos paroquianos, retratando como foram acolhidos. Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo celebrou a missa do dia 6 de dezembro. O Superior Regional dos Missionários da Consolata no Brasil, padre Luiz Carlos Emer celebrou a missa festiva do dia 7 de dezembro. Juntamente com esta festa de 75 anos, o padre Jordão Maria Pessatti, imc, que por muito tempo celebrou a missa das 7h dos domingos na Paróquia do Jardim São Bento, comemorou 60 anos de ordenação sacerdotal no dia de fundação da Paróquia, 8 de dezembro.

Redação com informações da PASCOM Consolata.
(CC BY 3.0 BR)