Seminário Intercongregacional da Vida Religiosa e Consagrada

Realizou-se em Brasília, entre os dias 21 e 23, o II Seminário Intercongregacional, com participação de 72 religiosos.

Por Josky Menga

No mês missionário de outubro, entre os dias 21 e 23, realizou-se em Brasília, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), o II Seminário Intercongregacional da Vida Religiosa e Consagrada, com a participação de 72 religiosos do Brasil, para refletir sobre a Missão, que se realiza na intercongregacionalidade.

seminariobrasilia3O Seminário teve como tema “Intercongregacionalidade, Sinal Profético da Missão da Vida Religiosa Consagrada” e como lema “quando sou fraco, então é que sou forte” (2 Cor 12,10).

O padre Valentim (Provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus), assessor do Seminário, em sua colocação destacou elementos muito importantes que ajudou os presentes a refletirem sobre a Missão, dizendo que ela é de todos e que todos somos chamados a sermos missionários. Temos que ter fé em Jesus que nos chamou pois somos consagrados por causa dele, por isso a intercongregacionalidade é considerada como uma resposta daquilo que nós vivenciamos nos diferentes carismas. Esse carisma é único (Jesus) porque é uma resposta a um grito que foi resposta de Deus a seu povo, sobretudo aos mais pobres e abandonados porque se percebe que todo carisma é para responder a uma necessidade.

Por fim, algo novo está acontecendo e Deus exige de nós uma mudança radical por isso, precisa dos homens e mulheres que tem e vivenciam a experiência com Deus, assim nós podemos transformar a nossa fraqueza em fortaleza porque a vida religiosa é fruto do Espírito Santo.