O jovem colombiano Johan Andrey Acero Villamizar, realizou sua primeira profissão como Missionário da Consolata, na comunidade São José em Manaus, na Amazônia brasileira.
Por Júlio Caldeira *
“Agradeço aos padres, às irmãs, a minha família, aos amigos e a cada pessoa das quatorze comunidades da Área, que sempre estiveram pendentes de mim, seguindo meus passos, apoiando-me, mantendo sempre nas orações. Tenho certeza de que cada passo que damos não damos sozinhos, mas com Jesus e com vocês”, expressou o neo-professo Johan Acero IMC, após realizar sua primeira profissão religiosa como Missionário da Consolata, na noite de 27 de dezembro de 2024.
Neste momento da sua entrega a Jesus ao serviço do Reino, na missão da Igreja, Johan emitiu os votos de obediência, castidade e pobreza, como religioso que “desenvolve a consagração batismal e configura de um modo particular, com o mistério de morte e ressurreição de Jesus Cristo”, como afirma as Constituições IMC.
Profissão religiosa como resposta ao chamado de Jesus
A profissão religiosa é o ato com o qual, publicamente, perante a Igreja, os professos respondem ao chamado de Cristo; sendo consagrados por Deus como religiosos para a missão “Ad gentes” e, comprometendo-se a viver o estilo de vida do Instituto, no qual foram acolhidos. Tornando-se servos do Evangelho.
Depois de um ano canônico de formação no Noviciado Latinoamericano São Óscar Romero, em Manaus, o jovem Johan Andrey Acero Villamizar, nascido na Colômbia, a comunidade São José da Área Missionária Família de Nazaré acolheu a celebração eucarística, presidida pelo padre Paulo Mzé, superior regional dos missionários da Consolata no Brasil.
Concelebrada pelos padres José Martín Serna, Gabriel Oloo, Antony Murigi, Neo Monteiro e Júlio Caldeira (missionários da Consolata), a cerimônia foi acompanhado pelas irmãs missionárias da Consolata e outras religiosas, religiosos, lideranças leigas da Área Missionária Família de Nazaré e paróquia Santa Luzia, amigos e fiéis, seja de maneira presencial, como muitos que se conectaram por meios virtuais.
Sentir com Jesus
Na homilia, padre Paulo, que recebeu a profissão religiosa de Johan recordou que “a partir de hoje, oficialmente, o nosso irmão Johan fará parte da família dos Missionários da Consolata, pelas promessas de obediência, castidade e pobreza, seguindo a Jesus no Instituto Missões Consolata”.
O superior, que nestes dias está vivendo seu jubileu de 25 anos de profissão religiosa no próximo 29 de dezembro, fez um convite para que Johan e todos os presentes se alegrem com o chamado de Deus, respondendo com generosidade.
“Eu que estou fazendo 25 anos no próximo domingo eu disse sim, como você diz hoje tendo esta comunidade como testemunha, digo que não perca a alegria. ‘Alegrai-vos e exultai’, como disse o Papa Francisco, recordando que todos somos chamados a santidade. E a evangelização se faz com alegria, que vem de Jesus. Que a alegria continue sendo a característica da sua vida, Johan, alegria de verdadeira de levar Jesus no seu coração para evangelizar alegremente”.
“Neste ano que nosso pai fundador, José Allamano, foi canonizado, você é um sinal de que seu sim é para ser santo e missionário. Que você seja fiel todos os dias da tua vida àquilo que você vai prometer hoje”, concluiu padre Paulo Mzé.
Jesus no coração
A frase de São José Allamano, fundador dos missionários e missionárias da Consolata, recém canonizado pelo Papa Francisco, “abandonemo-nos a Jesus sem reserva, submetamo-nos a sua Divina Vontade; e deixemos que faça de nós o que quiser” é fonte de inspiração para Johan Acero, que continuará sua formação na etapa da Teologia em Turim, na Itália.
“Agradeço muito a Deus pela vocação de Johan, por seu esforço e dedicação em continuar sua caminhada. O único e verdadeiro formador é Jesus, que coloca no coração das pessoas a sua vocação e este desejo de se consagrar e doar sua vida pela missão, como fez com Johan”, disse o padre José Martín Serna IMC, mestre de noviços. “Seguiremos orando por ele e esperamos nos encontrar em alguma parte do mundo missionário. Que Deus abençoe sua família em Colômbia: pai, mãe, irmãos e demais familiares e amigos. Que vocês sigam apoiando seu caminho missionário”, conclui Pe. Martín.
Quem é Johan Acero IMC?
Johan Andrey Acero Villamizar nasceu em 7 de março de 1999 em El Playón, Santander – Colômbia. Filho de José Eduviges Acero e Mery Villamizar, tem dois irmãos, Wendy e Richard.
Batizado na paróquia Santa Maria Madalena, no distrito de Betânia, no dia 8 de dezembro de 1999, foi crismado na paróquia Sagrados Corações (na região onde atualmente vive sua família), em 2016. Realizou o ensino fundamental na escola El Pino e concluiu o ensino médio no Colégio Camilo Torres, em Santander. Possui formação técnica em administração e sistemas.
Em 2018, ingressou no Seminário arquidiocesano de Bucaramanga, onde realizou o ano de propedêutico, os estudos de Filosofia e realizou um ano de serviço pastoral missionário no Vicariato de Puerto Leguízamo-Solano, onde conheceu os Missionários da Consolata. Após esse período, deu continuidade à sua formação, iniciando os estudos em Teologia, enquanto vivia por um processo de discernimento vocacional.
Em 2022, iniciou uma experiência com os Missionários da Consolata em Florência, na Amazônia colombiana. Depois cursou algumas disciplinas teológicas na Universidade Santo Tomás, realizando seu postulantado no seminário filosófico em Bogotá.
Iniciou seu noviciado em Manaus, na Amazônia brasileira, no dia 8 de janeiro de 2024, etapa que concluiu neste dia 27 de dezembro, realizando sua consagração religiosa pelos primeiros votos como Missionário da Consolata. O jovem continuará sua formação na etapa da Teologia na CAF-Turim, na Itália, a partir de 2025.