Assembleia Regional reúne mais de 60 missionários em São Paulo

Entre os dias 24 e 26 de julho, os missionários da Consolata estiveram reunidos em Assembleia na Casa Regional.

Por Paulo Mzé

Entre os dias 24 e 26 de julho último, a Casa Regional dos missionários da Consolata, localizada na região norte da capital paulista, acolheu a assembleia regional dos missionários no ano de 2017.

????????????????????????????????????

Os mais de 60 missionários que trabalham, no Brasil, em várias comunidades e serviços iniciaram na manhã do dia 24 a sua assembleia anual, com a acolhida a todos feita pelo superior regional, padre Aquiléo Fiorentini.

A partilha da experiência de participação dos delegados, além do superior regional, os padres James Mwaura, Jaime Carlos Patias e Aquiléo Fiorentini, no último XII Capítulo Geral da congregação marcou o começo da assembleia.

A apresentação de projetos continentais missionários por parte dos participantes ao Capítulo foi o momento seguinte importante da assembleia. O primeiro dia terminou com a eleição do Conselheiro Regional, em substituição do padre Jaime Carlos Patias, que também durante o XIII capítulo geral, foi eleito Conselheiro Geral. Os missionários elegeram o padre Héctor Elias Betancur Betancur, que atualmente trabalha como vigário paroquial na Paróquia Santa Margarida, em Curitiba (PR).

O segundo dia da assembleia, 25 de julho foi dedicado a apresentação que teve como tema central a reanimação e reestruturação do Instituto Missões Consolata. O segundo dia terminou com o trabalho de apresentação dos relatórios da: administração regional; Animação Missionária Vocacional; Formação permanente; Pastoral Afro; Projeto de Pastoral e Comunicação para a Missão.

No último dia, 26 de julho, o dia começou com a palavra do padre Gianfranco Graziola que falou a assembleia da pastoral carcerária nacional na qual vem trabalhando como vice-coordenador nacional.

Padre Jaime, eleito Conselheiro Geral dos missionários da Consolata, no último XIII Capítulo Geral, desempenhava a função de presidente da Pontifícia União Missionária, organismo das Pontifícias Obras Missionárias (POM). Antes de partir para Roma, participará do Congresso Missionário Nacional junto às POM, entre os dias 7 e 10 de setembro, em Recife (PE) como último compromisso. Padre Jaime trabalhou nas POM como Secretário da Pontifícia União Missionária, órgão que zela pela formação missionária dos seminaristas das várias dioceses do Brasil. Ao mesmo tempo, que desempenhava a função de assessor de comunicação junto àquele órgão.

????????????????????????????????????

Os trabalhos em grupo concluíram a jornada do período da manhã. À tarde, a Missionária da Consolata, irmã Melânia Lessa partilhou com a Assembleia sobre o Capítulo Geral das Missionárias realizado em Nepi, próximo a Roma, também no presente ano.

A missa presidida por padre Jaime às 17h30 marcou o fim da Assembleia Regional, com a tomada de posse do novo Conselheiro Regional, padre Héctor. Ainda na mesma celebração, os missionários comemoraram aniversário do padre Adriano Prado, 86 anos de vida a serviço da Missão.

????????????????????????????????????

Durante a homilia, padre Jaime, em função do momento em que o Instituto está vivendo, falou da importância de três palavras: sinodalidade; comunhão e subsidiaridade. Padre Jaime instou aos demais missionários a caminhar juntos; a viver sempre e espírito de família, unidade de intentos e, finalmente, que cada um assuma a sua responsabilidade.

O jantar de confraternização marcou o fim da Assembleia Regional deste ano de 2017. Assim, os missionários começaram a regressar para suas comunidades de trabalho.