Missionários da Consolata da América se Reúnem para Assembleia Continental

De 21 a 24 de novembro de 2023, estão reunidos em Assembleia Pós-Capitular do Continente América, missionários, missionárias e leigos missionários, com o objetivo de discernir em conjunto a projeção para o próximo sexênio e avançar no caminho da sinodalidade.

Por Júlio Caldeira

Na manhã deste 21 de novembro, deu-se início na casa regional dos Missionários da Consolata em São Paulo, Brasil, à Assembleia Pós-Capitular do Continente América, sob o lema: “Effathá: A missão na mente, na boca e no coração”.

Nesta oportunidade, estão reunidos representantes dos missionários, missionárias e leigos missionários provenientes de cinco circunscrições da América: Argentina, Brasil, Canadá-Estados Unidos-México, Colômbia-Equador-Peru e Venezuela.

James-Lengarim

Pe. James Lengarim, Superior Geral.

Também presentes estão o Pe. James Lengarim, superior geral, e os Conselheiros Gerais Michelangelo Piovano, Matews Odhiambo, Juan Pablo de los Ríos e Erasto Mgalama. Como membros da família Consolata, participam as irmãs missionárias da Consolata Gabriela Bono e Maria da Graça, superiora e administradora da Região América, e o leigo missionário Márcio Moreira.

Discernimento conjunto

O principal objetivo da Assembleia Continental é proporcionar uma vivência sinodal "em espírito de família, como Missionários da Consolata", para que possam "discernir juntos como projetar o próximo sexênio (2023-2029), avançando no caminho da continentalidade à luz do XIV Capítulo Geral e das novas intuições sinodais da Igreja".

Isso segue o mandato do último Capítulo Geral realizado entre maio e junho de 2023 em Roma, que solicita que "os Projetos Missionários Continentais (PMC) e o mandato de seus Conselhos sejam avaliados nas próximas Assembleias Continentais ou Regionais pós-capitulares para verificar o progresso realizado e elaborar a programação do sexênio" (XIV CG, 104).

Projeto Missionário do Continente América

O Projeto Missionário Continental dos Missionários da Consolata na América foi elaborado na Assembleia Pré-Capitular realizada em 2017 em Bogotá e aprovado pelo XIII Capítulo Geral (maio-junho 2017), com a finalidade de partilhar o caminho de continentalidade e orientar a vida e a missão do Instituto no Continente.

Foram definidas como opções missionárias prioritárias: Amazônia, Jovens, Povos Indígenas, Pastoral Afro, Pastoral Urbana e Periferias Existenciais, Migrantes e Refugiados. Também se destacaram os seguintes serviços missionários: Formação de Base e Continuada, Animação Missionária, Juvenil e Vocacional (AMJV), Economia para a Missão, Educação e Comunicação.

Foram indicados como valores transversais: Justiça e Paz, Cuidado da Criação, Diálogo Inter-religioso e Pedagogia do Cuidado. Também se confirmou o trabalho em unidade de intentos com as Irmãs Missionárias e os Leigos Missionários da Consolata.

Missionários da Consolata na América

O Instituto Missões Consolata (IMC) está presente no Continente América desde 1937, ou seja, há 86 anos, com a chegada do padre Giovanni Batista Bisio ao Brasil. Nas décadas subsequentes, expandiu-se para Argentina (1946), Estados Unidos (1946), Canadá (1947), Colômbia (1948), Venezuela (1970), Equador (1992), México (2008) e Peru (2010).

Atualmente, está organizado na América em cinco circunscrições: as Regiões Argentina, Brasil e Colômbia (Equador e Peru), e as Delegações Venezuela e DCMS (Canadá, Estados Unidos e México). Em abril de 2023, eram 63 comunidades locais com 239 missionários trabalhando ou estudando no Continente (106 africanos, 93 americanos, 38 europeus e 2 asiáticos), sendo 185 sacerdotes, 5 bispos, 5 irmãos, 4 diáconos, 37 estudantes professos e 3 noviços.

A Assembleia Pós-Capitular do Continente América está sendo realizada de 21 a 24 de novembro, na Casa Regional dos Missionários da Consolata em São Paulo, Brasil.

Julio Caldeira, imc, é missionário da Consolata na Amazônia.