Casa Regional celebra a festa do Pai Fundador

allamano1

Presidente da celebração, padre Vidal Moratelli. Foto: Stephen Ngari

Eucaristia celebra dia do Bem-aventurado José Allamano, a caminho da canonização.

Por Paulo Mzé *

Os missionários da Consolata da comunidade da Casa Regional localizada na zona norte da capital paulista, em São Paulo, na região Santana da arquidiocese de São Paulo, celebraram com missa a festa litúrgica do Bem-aventurado José Allamano.

A celebração teve lugar hoje (16) às 11h, presidida pelo padre Vidal Moratelli, que completa neste ano 60 anos de ordenação sacerdotal. Padre Vidal na homilia lembrou que o Bem-aventurado José Allamano é como uma águia com asas de ouro, pois em vida fundou dois institutos missionários para a missão Ad Gentes.

Por ocasião da festa do Pai Fundador dos missionários e das missionárias da Consolata, a partir de suas comunidades de trabalho, os missionários se prepararam com uma novena que se iniciou no dia 7.

allamano2

Comunidade em celebração na capela da Casa Regional. Foto: Stephen Ngari

A propósito da festa, o padre Stefano Camerlengo, superior geral do IMC (Instituto Missões Consolata), como é de costume, mandou mensagem “A fé na hora da provação” para todos os missionários, amigos, familiares e benfeitores. Na mensagem, inicialmente, padre Stefano refere-se ao fato de estarmos celebrando a festa do Bem-aventurado José Allamano em tempo especial por conta da pandemia do Coronavírus, cujas consequências têm a ver também com a nossa vocação e missão. Lê-se na mensagem: “esta ‘crise’, que não é apenas de saúde ou econômica, está “roendo” a nossa segurança e, consequentemente, também as nossas convicções de fé e o apego à nossa vocação missionária”.

Aliás, o Pai Fundador também nos ensina a viver a vida em meio às dificuldades, precisando para tal saber perseverar nas situações frequentemente desagradáveis pelo que a humanidade está passando, reforça a mensagem.

Padre Stefano afirma ainda que “como missionários, temos uma grande responsabilidade em todos os níveis. Devemos cultivar o sentido da esperança, que nos torna capazes de pensar e caminhar para um futuro que ainda não existe”.

Por fim, o superior geral termina a mensagem afirmando que “as palavras, mas, sobretudo, o exemplo do nosso Fundador iluminam este ‘tempo de provação’ que estamos vivendo e que, impiedosamente, nos faz tocar de perto as nossas próprias fragilidades. Mas se encontramos a coragem e a humildade para dizer que este é também um tempo do Espírito, não seremos esmagados ou derrotados, mas manteremos a confiança íntima de que da morte, pode nascer a vida; das trevas, a luz; do pecado, a graça.”

O Bem-aventurado José Allamano nasceu aos 21 de janeiro de 1851. Fundou o IMC aos 29 de janeiro de 1901. Fundou igualmente as Missionárias da Consolata, aos 29 de janeiro de 1910.

Em 7 de outubro de 1990 foi beatificado pelo papa São João Paulo II. Os missionários e as missionárias da Consolata celebram a festa do Fundador com a diocese de Roraima com o processo de canonização instaurado. O “suposto” milagre aconteceu há exatos 25 anos, naquela diocese.

Galeria de fotos:

* Paulo Mzé, imc, é diretor da revista Missões.