Primeiro missionário da Consolata mexicano

Momento da ordenação sacerdotal de padre Elmer.

Momento da ordenação sacerdotal de padre Elmer.

Com a ordenação sacerdotal de Elmer Peláez Epitacio, o Instituto Missões Consolata recebeu o primeiro missionário mexicano após 12 anos de presença no México.

Por Redação

No dia 13 de fevereiro na Paróquia de São Miguel Arcanjo na Arquidiocese de Acapulco em Xochistlahuaca, padre Elmer foi ordenado pelo arcebispo metropolitano Dom Leopoldo Gonzalez Gonzalez.

A cerimônia teve início às 16h com a presença da comunidade local e vizinhas, também estiveram presentes familiares e amigos, todos demonstravam muita alegria por ter pela primeira vez uma ordenação sacerdotal na paróquia. Este entusiasmo era visível nos preparativos realizados na semana que antecedeu a celebração durante a semana de animação missionária que se realizou entre os dias 8 e 12.

Seguindo todos os protocolos, devido a pandemia da Covid-19, a cerimônia limitou-se a presença de apenas 30 pessoas dentro da matriz, mas foi realizada a transmissão ao vivo através das redes sociais dos Missionários da Consolata no México. Devido a esta limitação, não foi possível realizar os gestos culturais programados.

Elmer-ordenacao-sacerdotal4

Durante a cerimônia Dom Leopoldo em sua homilia destacou que “Jesus viveu para cumprir a vontade do Pai: oferecer a vida eterna a todos os homens. Como a imagem viva de Jesus Cristo, o Bom Pastor, esta é também a nossa missão”.

E citando o Bem-aventurado José Allamano, fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata, convidou o neo-sacerdote a lembrar sempre a beleza do dia da ordenação: “Precisamos fazer tudo como o nosso Senhor fez quando esteve nesta terra”. E ainda Dom Leopoldo apontou algumas virtudes de Jesus Cristo: “modelo de oração, modelo de doçura e modelo de desapego à sua própria vontade”.

Elmer-ordenacao-sacerdotal3Dirigindo-se à assembleia padre Elmer falou sobre o que significava para ele ser o primeiro padre missionário da Consolata mexicano: “é uma grande alegria e ao mesmo tempo uma responsabilidade dar um bom testemunho aos meus irmãos missionários. Esta minha alegria está unida com a minha cidade natal ser o primeiro padre ordenado em casa”.

Ele também destacou a sua experiência com a diversidade cultural em seu período de formação, “a formação missionária foi uma grande aventura que me deu a oportunidade de experimentar o encontro com irmãos de outros países e continentes, com suas riquezas pluriculturais e multiétnicas”.

Padre Elmer será enviado em sua primeira missão para o continente europeu e falou sobre sobre sua disposição para cumprir a vontade do Senhor, “estou disposto a fazer tudo o que Deus me apresentar a fim de melhor cumprir a tarefa que me for confiada. Isto é uma novidade porque no passado os missionários vieram da Europa para o nosso Continente e agora são enviados para a Europa vindos da América Latina”.

Em suas palavras padre Elmer convidou os jovens com inquietações vocacionais “sejam corajosos e empreendam a grande aventura de serem missionários da Consolata, onde encontrarão uma porta aberta para a sua formação”.

Após o término da cerimônia a celebração continuou na residência do padre Elmer com danças, música e canções manifestando a alegria da comunidade de Xochis.

Padre Elmer presidindo sua primeira celebração eucarística. Fotos: Arquivo IMC México

Padre Elmer presidindo sua primeira celebração eucarística. Fotos: Arquivo IMC México

Primeira missa na língua ñomndaa

A primeira missa do néo-sacerdote realizou-se no domingo, 14, às 9h na matriz paroquial. Em Suljaa-Xochistlahuaca pela primeira vez, a Eucaristia foi celebrada na língua local ñomndaa. A tradução foi feita pela professora Aida de Jesús Silva, nativa de Xochis.

Com informações de Joseph Onyango Oiye, IMC