Celebração eucarística festeja dia de José Allamano

Missa na Casa Geral em Roma será transmitida pelo Youtube. Às 8h no Brasil.

Por Redação

Dia 16 de fevereiro, é o dia de José Allamano, fundador dos missionários e das missionárias da Consolata. Para comemorar este dia, o superior geral da Congregação, padre Stefano Camerlengo celebrará a Eucaristia com os padres da Casa Geral em Roma, às 12h (hora da Itália; no Brasil 8h) em honra ao Bem-aventurado.

Acompanhe ao vivo às 16h00 Brasil:

Em mensagem anual aos missionários, amigos, familiares e benfeitores da Consolata por ocasião da festa litúrgica, padre Stefano recorda que estamos vivendo um “momento muito especial”, no contexto de uma pandemia global e apresenta o modelo de “pai e guia” que foi José Allamano.

Quem foi José Allamano

O Bem-aventurado José Allamano nasceu em Castelnuovo d’Asti, no norte da Itália, uma terra de santos, no dia 21 de janeiro de 1851. Foi ordenado sacerdote diocesano em 20 de setembro de 1873. Exerceu vários cargos no Seminário e na formação de sacerdotes diocesanos, e em 1880 foi nomeado Reitor do Santuário da Consolata, onde permaneceu até sua morte. Desenvolveu uma profunda e filial piedade por Nossa Senhora, a ponto de ser considerado “seu guardião e tesoureiro”.

Ampliou seus horizontes para o mundo e fundou o Instituto Missionário (IMC) em 1901 e as Irmãs Missionárias (MC) em 1910. Até sua morte, em 16 de fevereiro de 1926 foi um incansável educador de seus filhos e filhas para a missão, insistindo no núcleo central de sua pedagogia:"primeiro santos, depois missionários".

Em 7 de outubro de 1990, o papa João Paulo II o declarou Bem-aventurado. Atualmente, uma comissão foi criada na Amazônia para estudar um milagre que poderá ser atribuído ao Bem-aventurado, tornando-o santo.

Hoje, o IMC está presente em 4 continentes e 27 países.