A voz de Roraima: entre partir e assumir

a_voz_de_roraima1

Por Eugénio Bento Cristovão, IMC

Domingo dia 7 de fevereiro, na “Área Missionária São João Batista”, periferia da cidade de Boa Vista, diocese de Roraima (Amazónia Brasileira), celebramos a missa de ação de graças pelo trabalho missionário feito pelo Padre Stephen na Área Missionária, e de apresentação oficial do Padre Eugenio Bento, novo pároco.

A missa foi presidida por Dom Mário António, bispo de Roraima e contou com a presença de sacerdotes missionários da Consolata, coordenação da área e algumas lideranças das comunidades.

Dom Mário na sua homilia agradeceu o trabalho missionário feito pelo Padre Stephen e disse: “hoje queremos agradecer a Deus pela missão do Padre Stephen, desejo-te uma boa missão na Colômbia, gostaríamos que ficasses mais tempo aqui connosco, oito anos ou mais, mas você é chamado a dar o seu testemunho missionário noutras terras. Que Deus continue abençoando a tua missão”.  Foram 4 anos que padre Stephen dedicou o seu apostolado missionário na Área Missionária São João Batista.

Na mesma celebração Eucarística, Dom Mário António apresentou oficialmente o Padre Bento, novo pároco da área. Ao nosso pároco apresentado, Dom Mário dirigiu algumas palavras: “Em comunhão com os Missionários da Consolata, desejamos-te uma frutuosa missão na Área Missionária e na diocese. Nos alegramos com a tua permanecia e pelo teu sim”.

a_voz_de_roraima2

Durante a celebração Eucarística, o padre Stephen agradeceu ao Instituto por ter a possibilidade de trabalhar na Amazónia, agradeceu a todos os membros da antiga e da nova coordenação da área, pois, foi por meio deles que conseguiu acompanhar as comunidades, e pediu a todos para que o amor que ele recebeu seja transmitido para os padres Bento e Fred.

Edilberto em nome da coordenação da Área teceu palavras de agradecimentos e acolhida dizendo que: Deus comunica e quis que o padre Stephen seja para nós um sinal de humildade, generosidade, simplicidade, amizade e alegria no Senhor. Nos alegramos por nos ter evangelizado. Na caminhada dos catequistas, pais e padrinhos, nos ajudou a ter um olhar diferente para eles, pois o importante não é só ter o sacramento do batismo como simples sacramento, mas também caminhar com os pais e padrinhos, acolhe-los e partilhar o pão da palavra. Assim convidamos ao Padre Bento para que nos acompanhe em todos momentos, e nós vamos o ajudar a nos acompanhar.

A Área Missionaria São João Batista tem 14 lugares do culto, isto é, comunidades. Algumas se encontram no interior de Boa Vista, e a mais distante encontra-se à 30km da cidade.

A Área Missionária desenvolve ações de caridade destinadas às famílias necessitadas, isto é, migrantes Venezuelanos e Haitianos, indígenas, trabalhadores do campo, desempregados, idosos, população em situação de rua, trabalhadores informais, pessoas com deficiência e moradores de ocupação urbana.

Fonte: Consolata.org