Comunidade Padre João Batista Bísio

Por Geoffrey Boriga e Isaack Mdindile *
Foto: Arquivo IMC

missionarios_da_consolata_janeirofevereiro__2016

Quando se fala da comunidade mais numerosa dos missionários da Consolata na Região do Brasil, certamente vem em mente o Seminário Teológico Padre João Batista Bísio. O Seminário está localizado na zona sul da cidade de São Paulo, bairro do Ipiranga. Nele se encontram jovens missionários que estão se preparando adequadamente para a missão Ad e Inter Gentes. Atualmente são 17 os membros desta comunidade, dos quais, 16 são jovens em formação e o Superior, padre Paco, que é espanhol. Cinco desses jovens são do Quênia, outros cinco vêm da Tanzânia e outros cinco do Congo. Um vem da Colômbia. Quinze desses 16 jovens estão fazendo a graduação em teologia, enquanto um faz pós-graduação no campo de missiologia. Sete jovens estão no primeiro ano de teologia, enquanto cinco estão no segundo. Três estão no quarto e último ano de teologia. Estes três últimos estão prestes a começar a penúltima etapa da formação de base, que é o ano de serviço, numa linguagem comum seria uma espécie do “ano pastoral”.

Com efeito, o seminário é antes de tudo uma família, na qual se vive a consagração para a Missão, sendo ela uma comunidade fraterna. Embora de idades diferentes, mentalidades, culturas e nacionalidades diversas, vive-se numa comunidade de irmãos. Na verdade este é o primeiro sinal de novidade do Evangelho que se quer anunciar. Em outras palavras, a unidade e a diversidade se enriquecem mutuamente pelo fato de que a vocação e a missão são idênticas.

Vida comunitária

Na dimensão humana se aprofunda o amor à própria vida e aos outros, bem como aos valores que dão sentido à existência humana. Tendo isso como base, a dimensão espiritual ajuda os jovens em formação a conhecerem mais profundamente Jesus e a segui-lo em sua totalidade, construindo assim uma personalidade completamente identificada com Ele. Por outro lado, a vida comunitária os torna responsáveis pela comunidade, no serviço recíproco e na partilha dos bens espirituais, morais e temporais.

A principal missão desses jovens é o estudo teológico pelo qual eles são capacitados para compreender a realidade humana em todas as suas dimensões, entrando nela com espírito crítico construtivo, para colaborar na transformação do mundo, à luz do evangelho. Por isso frequentam duas faculdades de teologia: a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e o Instituto São Paulo de Estudos Superiores. Percebe-se que não é suficiente conhecer a teologia pastoral ou suas técnicas, e nem sequer fazer experiências pastorais. Trata-se de viver já a Missão, embora com muitas limitações e confrontar-se com o projeto de vida missionária. Por isso que o seminário dá oportunidade para atividades pastorais, especialmente durante os finais de semanas. Essas atividades incluem: pastoral Ad Gentes urbana, pastorais sociais (dependentes químicos, moradores de rua, povos indígenas e pastoral afro) e animação missionária e vocacional.

A interculturali-da-de é uma realidade que se vive no Seminário Teológico Padre João Batista Bísio. Este fato constitui um desafio importante para a formação missionária. Os jovens em formação se preparam para viver e trabalhar com confrades de outras culturas, procurando a comunhão nos elementos que caracterizam a família Consolata. Rezemos para que Deus possa acompanhar a vida e a missão desses jovens.

* Geoffrey Boriga e Isaack Mdindile, imc, são seminaristas da Consolata em São Paulo, SP.
(CC BY 3.0 BR)