Lançando as redes

Avancem para águas mais profundas e lancem as redes

Por Robério Crisóstomo da Silva *
Foto: Luiz Felipe
missionarios_da_consolata_maio_2014

Padres e seminaristas no Propedêutico em Cascavel, PR.

O episódio da pesca milagrosa, narrado no Evangelho de Lc 5,1-11 marcou o início da relação entre Jesus e os seus primeiros seguidores, pois tudo começou após uma fracassada pescaria, quando o Mestre encontra-se com Pedro e seus amigos. Em um clima de incerteza e desânimo, Jesus apresenta aos discípulos uma missão reservada para eles: “avancem para águas mais profundas e lancem as redes” (Lc 5, 4).

Estas palavras são dirigidas também a cada um de nós, pois nessa nova pescaria, Jesus insiste que não deve existir o medo, comodismo, desânimo e nem as incertezas calculadas demasiadamente. É confiando no Mestre e lançando as redes que experimentaremos a alegria de uma pesca nova, pois o Senhor convida Pedro a superar todos os medos e o torna “pescador de homens”.

Nessa perspectiva de lançar-se é que os missionários da Consolata reiniciaram em Cascavel, Paraná, no Seminário São Paulo, o Propedêutico, assim chamada a etapa de um ano em que os jovens vocacionados buscam discernir a própria vocação. Tempo em que lhes é oferecida a oportunidade de realizar a iniciação à vida comunitária, direção espiritual, estudos, trabalhos manuais, uma profunda inserção na própria cultura e, sobretudo a realização de uma atividade pastoral. Tudo isso no intuito de um comprometimento e transparência para continuar a discernir o chamado de Deus e dar um passo além na formação futura com os estudos de Filosofia vivendo uma espiritualidade missionária própria do Instituto Missões Consolata.

Provenientes da Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Quênia e Tanzânia, formamos uma comunidade de oito membros, que na liberdade de filhos de Deus estamos fazendo uma opção livre para seguir Jesus, tornando-nos discípulos e missionário rumo à missão Ad Gentes, pois cada um tem a oportunidade de fazer a sua experiência pessoal de ser amado por Deus, pois não há experiência de chamado sem missão e uma resposta positiva e concreta.

Portanto, quando o Apóstolo Paulo afirma “já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20), ele nos conduz a uma conformação objetiva que temos que ter com a própria vocação, nos deixando conduzir e envolver por esse Espírito de Deus. Ele ainda nos enriquece quando afirma “ai de mim se não evangelizar” (1Cor 9, 16) e nos lembra que a missão exige sacrifício, doação e entrega. Por essa razão queremos dar graças a Deus pelo dom da vida de cada um de nós, sobretudo desses jovens, que na sua autenticidade, estão dizendo seu sim ao chamado de Jesus.

* Robério Crisóstomo da Silva, imc, é missionário em Cascavel, PR.
(CC BY 3.0 BR)