Novena ao Bem-aventurado José Allamano

No próximo dia 16 de fevereiro celebramos a festa litúrgica do Bem-Aventurado José Allamano, fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata. Como preparação oferecemos a novena de oração para rezar de 7 a 15 de fevereiro.

Esta novena, se feita com fé e esperança, é uma forma simples e eficaz de obter sua intercessão diante de Deus e da Santíssima Virgem Consolata.

1° DIA (7 DE FEVEREIRO): CONFIANÇA ILIMITADA NA BONDADE DE DEUS

Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto; pois todo o que pede, recebe; o que busca acha e ao que bate se lhe abrirá” (Mt 7, 7-8)

Deus, Pai bondoso, o Bem-aventurado José Allamano, durante a sua vida, experimentou o vosso amor misericordioso e nos encoraja a rezar com grande confiança, sem “medo de não alcançar aquilo que vos pedimos”, porque Vós “tudo concedeis a quem em Vós confia”. Com firme esperança e filial coragem, nos dirigimos à vossa paterna benevolência e, por intercessão do vosso fiel Servo, vos pedimos a graça de …

Como filhos e filhas da Igreja, vos pedimos de enviar numerosos operários na vossa vinha para levar a vossa Palavra de salvação até os extremos confins da terra (cfr. At 1,8). Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai

Santíssima Virgem Consolata, rogai por nós.

2° DIA (8 DE FEVEREIRO): CONFIANÇA EM DEUS O QUAL QUER NOS AJUDAR

“Nas vossas orações não useis de vãs repetições, como fazem os gentios, porque entendem que é pelo palavreado excessivo que serão ouvidos {…} O vosso Pai sabe do que tendes necessidade antes de lho pedirdes” (Mt 6, 7-8)

Deus nosso Pai, o Bem-Aventurado José Allamano compreendeu plenamente a Vossa paterna solicitude para todos os vossos filhos e filhas, especialmente se eles se encontram em dificuldades, e nos garante “que nunca fica confundido quem confia em Vós”, porque “Vós podeis, sabeis e quereis ajudar-nos”. Animados por estas palavras, nos dirigimos com plena confiança à vossa bondade sem limites e, pela intercessão do vosso fiel Servo, vos pedimos a graça de…

Em nome de quantos acreditam em vós, vos imploramos de estender o vosso Reino de amor e de paz por todas as partes do mundo (cfr. Mt 24, 14). Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

SS. Virgem Consolata, rogai por nós.

3° DIA (9 DE FEVEREIRO): ESPERANÇA NA PROVIDÊNCIA DO PAI

Olhai as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros. E, no entanto, vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós mais do que elas ?” (Mt 6, 26).

Deus Pai Providente, o Bem-Aventurado José Allamano, em cada dia da sua vida, fez concreta experiência do vosso auxílio e nos assegura “que nunca esperamos demais na vossa Providência”, porque “Vós, que dais o alimento às aves, com certeza, o dareis também a nós com abundância”. Nós nos dirigimos a Vós na certeza de que estais sempre perto de nós e atento às nossas necessidades e, por intercessão do vosso fiel Servo, vos pedimos com confiança filial a graça de …

Em união com todos os batizados, vos suplicamos a fim de que a Igreja se difunda e cresça junto a todos os povos e, como fermento escondido, os transforme com a força do Evangelho (cfr. Lc 13, 20-21). Por Cristo Nosso Senhor.Amém.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai

SS. Virgem Consolata, rogai por nós.

4° DIA (10 DE FEVEREIRO): CONFIEMOS EM DEUS SEM TEMOR

Se pedirdes alguma coisa ao Pai em meu nomeEle vo-la dará (…). Pedi e recebereis para que a vossa alegria seja completa”(João 16, 23-24).

Pai fiel às promessas, o Bem-Aventurado José Allamano, sempre confiou em Vós, que sois pressuroso para com as vossas criaturas, e nos recomenda de “por tudo nas vossas mãos, sem medo, porque Vós jamais deixais as obras inacabadas” e nunca desiludis as esperanças que vossos filhos põem em Vós. Animados com esta certeza e conscientes de que não deixais de atender as nossas suplicas, nos entregamos totalmente a Vós e, pela intercessão do vosso fiel Servo, vos pedimos a graça de …

Em comunhão com a Igreja missionária, vos pedimos a fim de que o vosso Filho, que enviastes para salvar o mundo (cfr. João 3, 17), seja reconhecido por todas as pessoas como o Bom Pastor e logo chegue o tempo em que na terra haverá um só rebanho e um só pastor (cfr. Jo 10, 16).

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

SS. Virgem Consolata, rogai por nós.

5° DIA (11 DE FEVEREIRO): NO SENHOR EU ESPEREI

“Não se vendem cinco pardais por dois asses?E, no entanto, nenhum deles é esquecido diante de Deus. Até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo: pois valeis mais do que muitos pardais…” (Lc 12, 6-7)

Pai solícito pelo nosso bem, o Bem-Aventurado José Allamano nunca desistiu de esperar em vosso auxílio por qualquer necessidade e nos exortou a “fazer muitas vezes atos de confiança no vosso amor sem desanimar-nos, mesmo se não alcançamos tudo” ou “se às vezes vós nos fazeis esperar, para provar-nos e lembrar-nos de que somos pobres”. Com esta convicção no coração, nós vos manifestamos a nossa perene confiança em vosso coração de Pai e, por intercessão do vosso fiel Servo, vos pedimos a graça de …

Por todos aqueles que ainda não vos conhecem, vos pedimos de fortalecer os anunciadores do Evangelho, a fim de que o vosso santo Nome seja conhecido e invocado sobre toda a terra (cfr. At 2, 21).

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

SS. Virgem Consolata, rogai por nós.

6° DIA (12 DE FEVEREIRO) : CREIO NA BONDADE DO SENHOR

Ora, se vós que sois maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedem!” (Mt 7, 11)

Pai bondoso, o Bem-Aventurado José Allamano experimentou que a vossa generosidade é sempre superabundante e nos assegura que “a Vós muito agrada que nós creiamos na vossa bondade” sendo capazes “de nos elevar a Vós, mesmo nas mais pequenas coisas, e confiar somente em Vós, qualquer que seja o desenrolar dos acontecimentos”. Na certeza desta vossa generosidade, nos apresentamos a Vós que sois infinitamente bom e. por intercessão do vosso fiel Servo, vos pedimos a graça de …

À imitação do vosso Filho que, embora sendo de natureza divina, despojou-se a si mesmo, assumindo a condição de servo, e se fez obediente até à morte de cruz (Fl 2, 7-8), a Igreja saiba comprometer-se sempre mais em favor de quantos sofrem a pobreza, a guerra e toda espécie de injustiça.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

SS. Virgem Consolata, rogais por nós

7° DIA (13 DE FEVEREIRO): PELA FÉ, A AUDÁCIA (A CORAGEM) EM PEDIR

Se tiverdes fé sem duvidar, (…) até mesmo se disserdes a este monte: ergue-te e lança-te ao mar’isso acontecerá. E tudo o que pedirdes com fé, em oração, vós o recebereis”(Mt 21, 21)

Ó Pai, sempre atento aos pedidos dos vossos filhos e filhas, o Bem-Aventurado José Allamano, para alcançar um auxílio de Vós, sempre manifestou uma indômita perseverança e nos ensina que “para alcançar as graças, precisa pedi-las com grande fé, com aquela audácia e confiança ao ponto de fazer milagres”, e nos anima com estas admiráveis palavras: “Coragem sempre, avante no Senhor”. Animados pelo seu ensinamento, nos dirigimos a Vós, na certeza do vosso amoroso cuidado para conosco e, pela intercessão do vosso fiel Servo, vos pedimos a graça de …

Em nome das pessoas de boa vontade, vos suplicamos de reunir desde o nascente até o poente os vossos filhos e filhas dispersos e de fazê-los assentar-se à mesa do vosso Reino (cfr. Mt 8, 11). Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

SS. Virgem Consolata, rogai por nós.

8° DIA (14 DE FEVEREIRO): ESPERAR CONTRA TODA ESPERANÇA

Nãoandeis preocupados, dizendo: Que iremos comer ? Ou, que iremos beber?Ou, que iremos vestir ? (…) O vosso Pai celeste sabe que tendes necessidade (…) Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã “ (Mt 6, 31-34)

Ó Pai, admirável em vossos dons, o Bem-Aventurado José Allamano, mesmo nas circunstâncias mais difíceis da vida, soube esperar contra toda esperança (cfr. Rom 4, 18) e nos recomenda de “de abrir o coração para uma viva esperança, para uma super esperança, porque quando pouco se espera, faz-se uma ofensa a Vós”, que sois bondade infinita. Seguindo o seu admirável exemplo, queremos manifestar-Vos a nossa inabalável confiança na vossa paterna generosidade e, por intercessão do vosso fiel Servo, vos pedimos a graça de …

Convencidos/as que Vós quereis que “todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade”, (Tm 2,4), vos imploramos de enviar a luz do Espírito, para que “toda língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor” (cfr. Fl 2, 11).

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

SS. Virgem Consolata, rogai por nós.

9° DIA (15 DE FEVEREIRO): SEJA FEITA A SANTA VONTADE DE DEUS

Também agora vós estais tristes: mas eu vos verei de novo e vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria. Nesse dia nada mais me perguntareis”(João 16, 22-23)

Ó Pai, nosso Deus, o Bem-Aventurado José Allamano, à imitação do vosso amantíssimo Filho, sempre fez as coisas que vos agradam (cfr João 8, 29) e nos ensina que Vós “intervindes em todas as coisas mesmo que mínimas, e cuidais delas para o nosso bem, pedindo-nos de nos submetermos de todo coração às vossas amorosas disposições”. Enquanto, mais uma vez, confirmamos a nossa plena disposição para cumprir de todo coração a vossa santa vontade, qualquer que ela seja, não duvidamos em continuar a pedir-Vos, com inalienável confiança, de querer conceder-nos benignamente a graça de …

Com a força da nossa fé cristã, vos imploramos a fim de que toda a família humana possa conhecer em Cristo o único e universal Salvador, que vive e reina convosco, na unidade do Espírito Santo, pelos séculos eternos (cfr. João, 4, 42). Amém.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

SS. Virgem Consolata, rogai por nós.

PERFIL BIOGRÁFICO

O padre José Allamano nasceu no dia 21 de janeiro de 1851, em Castelnuovo d’Asti (hoje Castelnuovo Don Bosco), na Itália. Educado solidamente nas virtudes humanas e cristãs pela mãe, irmã de São José Cafasso, e pelo próprio Dom Bosco, de quem foi aluno por quatro anos, respondeu à vocação sacerdotal com firmeza e decisão.

Recebida a Ordenação presbiteral, aos 20 de setembro de 1873, foi, por sete anos, formador e diretor espi­ritual no seminário maior da diocese de Turim. Em 1880 foi nomeado Reitor do Santuário da Consolata, ofício que desem­penhou por 46 anos até a morte. Aqui desenvolveu o ministé­rio sacerdotal em todas as dimensões. Restaurou completamente e ampliou o santuário, que se encontrava em péssimas condi­ções, transformando-o num centro vital de devoção mariana e de iniciativas apostólicas. Reabriu e dirigiu o Instituto de Pas­toral (Convitto Ecclesiastico) para os jovens sacerdotes. Empe­nhou-se carinhosamente na formação espiritual, intelectual e pastoral deles.

Empreendeu a Causa de Canonização do seu tio José Cafasso. Restituiu grande vigor à casa de retiros espirituais da diocese no santuário de Santo Inácio, em Lanzo. Foi procurado para direção espiritual, confissão e conselho por inumeráveis pes­soas de toda categoria social. Promoveu associações católicas para a formação cristã, deu grande apoio ao trabalho dos leigos empenhados no campo social, editorial e educativo.

Para enriquecer a sua Igreja com a nota essencial da missionariedade, em 1901 fundou o Instituto dos Missionários e em 1910 o das Missionárias da Consolata. A eles, embora continuasse seus numerosos empenhos diocesanos, dedicou os principais cuidados, formando-os àquele espírito que ele sabia ter recebido de Deus.

Morreu santamente no dia 16 de fevereiro de 1926, em Turim, junto ao Santuário da Consolata. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II, a 7 de outubro de 1990. A festa litúrgica do Bem-Aventurado José Allamano celebra-se no dia 16 de fevereiro. Atualmente se está estudando um milagre realizado na Amazônia, atribuido a sua intercessão. Leia a mensagem completa sobre o processo de canonização aqui.

Fonte: Beato Giuseppe Allamano