Missionários participam de retiro anual

Entre os dias 17 e 22 de julho, os missionários da Consolata participaram de retiro anual em Agudos, interior de São Paulo.

Por Paulo Mzé

Entre os dias 17 e 22 de julho, pouco mais de 60 missionários participaram do retiro anual no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP). O retiro é uma prática na caminhada dos missionários ocasião na qual todos deixam os seus fazeres rotineiros e são convidados a participar, para que como família se dediquem à oração, reflexão, e partilha. Neste ano, dos mais de 60 missionários, 21 foram seminaristas estudantes de teologia. E dentre os padres, participou André Ribeiro, missionário da Consolata que atualmente trabalha na Amazônia.

bisporetiroconsolataO retiro foi dirigido pelo arcebispo emérito de Manaus, dom Luiz Soares Vieira. Durante os cinco dias, dom Luiz tratou de vários temas ligados à revelação e experiência de Deus; a Palavra como lugar de encontro com Deus; a importância da oração; a Eucaristia, como oração máxima da comunidade cristã; o outro como oportunidade de encontro com Deus; a experiência de Deus na Igreja e a devoção a Nossa Senhora Aparecida.

No último dia, os missionários da Consolata auxiliados pelo seu superior, padre Aquiléo Fiorentini trataram de temas ligados à vida religiosa consagrada. Momento em que foi feita a motivação para que todos tomem gosto, a partir dos seus lugares de trabalho e participem dos núcleos da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Dom Luiz Soares Vieira nasceu em Conchas, a 2 de maio de 1937. Foi o terceiro bispo de Macapá e quinto arcebispo de Manaus. Hoje é arcebispo emérito de Manaus e reside em Santa Fé, na Diocese de Apucarana (PR).

O Seminário Santo Antônio iniciou suas atividades no dia 31 de janeiro de 1950, quando quatro padres e 70 alunos começaram a fazer história. Em 1953, o seminário já tinha 210 alunos. Em 1954 era erguida a terceira ala e, no dia 11 de setembro de 1955, os frades abençoavam a igreja, construída com mármores da Itália. O Seminário foi dedicado à Imaculada Conceição. Naquele ano, funcionou completo, com quatro séries ginasiais e três colegiais. As atividades de formação e estudos como Seminário Menor foram encerradas em 2011, quando esta etapa de formação passou a ser feita no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga (SC). Hoje, o tradicional Seminário Santo Antônio é a principal casa de encontros da província da Imaculada Conceição. Com instalações modernas, o grande conjunto arquitetônico é ideal para retiros, congressos, conferências, cursos e encontros.

Paulo Mzé, imc, é diretor da Revista Missões.