Encontro do Grupo Missionário da Bahia

Missionários da Bahia se reúnem em Jaguarari para apresentação e discussão dos projetos de trabalho.

Por John Kapule Okula e Ronildo de França Pinto

Entre os dias 6 e 8 de setembro os missionários da Consolata que trabalham na Bahia (Feira de Santana, Monte Santo e Jaguarari) realizaram o seu encontro na comunidade de Jaguarari com a presença dos padres Ronildo, Leandro, Marco Bagnarol, João Monteiro, Geraldo Mulili e John Kapule. Padre Aquiléo, Superior Regional participou também do Encontro, além do padre Carlos, recém-chegado na Região depois de participar da semana de Animação Missionária e Vocacional em preparação à ordenação sacerdotal do padre Luiz Antônio de Brito em Monte Santo.

bahia1Após umas palavras de boas vindas aos missionários, o Superior Regional explicou que o padre Vidal estava em São Paulo por motivo de saúde e padre Mário de Carli por estar em diálogo e discernimento sobre seu futuro no Instituto e por isso os dois não puderam estar presentes.

Em seguida, padre Aquiléo comunicou ao grupo sobre a eleição para os dois delegados que irão participar junto ao Superior Regional do XIII Capítulo Geral em Roma pedindo que até o fim do encontro votássemos em dois nomes, para que ele pudesse levar a São Paulo para os escrutínios, que seria realizado no dia 20 de setembro pela manhã em toda a Região. Explicou a metodologia e fez conhecer as normas para a escolha e também pediu colaboração nas orações e fez a leitura das normas. Depois houve um momento de espiritualidade quando o padre John deu um material para refletir, com o título “Identidade e Missão do Presbítero no mundo atual” de forma individual.

Depois começou o momento de apresentação dos Projetos Missionários Pastorais das Paróquias do estado: Feira de Santana, Monte Santo e Jaguarari. Depois das apresentações dos projetos, o Superior Regional refletiu com o grupo sobre as paróquias missionárias. Tal material servirá de subsídio para os vários desafios frente à renovação da paróquia, tendo em conta a necessidade de ter os vários documentos da CNBB e Aparecida, por exemplo, documento 100, Plano de Pastoral diocesano e da paróquia etc. Ele também falou da importância de ter em conta a formação dos leigos e a setorização das paróquias, visitando as pessoas, escutando-as para poder conhecer bem a realidade. Também considerando importante a conversão contínua e o estado permanente de missão que a Igreja nos pede, e conversão pastoral segundo o Documento de Aparecida.

O grupo, também com a presença de duas senhoras de Jaguarari, refletiu sobre o Projeto de Evangelização Jaguarari-Monte Santo. As senhoras demonstraram seu descontentamento e frustração com relação ao projeto que segundo elas parece, estava “morto”, no sentido que a maioria dos padres não mostra apoio a ele. Após varias discussões no grupo foi decidido que as duas comunidades isto é, Jaguarari e Monte Santo irão formar as equipes e também tentar atualizá-lo.

O último dia do Encontro versou sobre várias comunicações e partilha entre o Superior Regional e os presentes. Depois o grupo fez uma avaliação livre e espontânea. Foi marcado para os dias 19 e 20 de abril de 2017 para o próximo Encontro do Grupo na comunidade de Monte Santo e o tema será sobre Religiosidade Popular.

John Kapule Okula, imc é coordenador do Grupo da Bahia e Ronildo França Pinto é Secretário do mesmo.