Festa no Seminário de Cascavel

A festa do Seminário tem como finalidade a animação missionária e apoio financeiro para sua manutenção.

Por Joseph Mampia

O final de semana dos dias 15 e 16 de outubro no Parque São Paulo, em Cascavel, foi marcado por um clima festivo inabitual. Foi realizada a tradicional festa do Seminário São Paulo da Consolata, celebrada a cada ano neste mês, próximo ao Dia Mundial das Missões.

festaseminariocascaveloutubro163A comunidade paroquial, com a colaboração de todos os missionários da Consolata levou mais de seis meses em preparação para realizar este evento. Desde abril que os preparativos para a festa foram iniciados, com as visitas das famílias da Paróquia São Paulo, à qual pertence também o Seminário.
Esta missão familiar consistiu em motivar, convidar e animar missionariamente as famílias da Paróquia São Paulo, sobretudo as afastadas da Igreja. A missão foi realizada nos meses de abril, junho, agosto, setembro e outubro, nos 20 setores da matriz e nas seis comunidades rurais, com ajuda dos mensageiros e de todos os missionários da Consolata de Cascavel.

festaseminariocascaveloutubro166A festa começou efetivamente no dia 15 de outubro, um final de semana antes do Dia Mundial das Missões. Às 17h30 deu-se início a uma vigília missionária e às 19h uma missa na capela do Seminário São Paulo foi celebrada pelo padre Aquiléo Fiorentini, superior regional dos missionários da Consolata no Brasil. Participaram nesta vigília e missa, várias pessoas das diferentes paróquias de Cascavel. Logo depois da missa começou a festa material com um jantar e música ao vivo.

No domingo, 16, uma celebração eucarística solene, presidida por dom Elio Rama, missionário da Consolata e bispo diocesano de Pinheiro, Maranhão, junto com dom Lucio Baumgarten, bispo emérito de Cascavel, todos os missionários da Consolata de Cascavel, a comunidade paroquial e muitos convidados, fez o Seminário brilhar. À tarde, um grande churrasco foi partilhado, acompanhado de um show musical e bingo.

A festa do Seminário tem como finalidade a animação missionária e apoio financeiro para sua manutenção. Desde os preparativos até à sua realização, se destacou um grande espírito missionário e o testemunho de muitas pessoas que com colaboraram, com ajuda quer material, quer espiritual na realização deste grande evento.