Comunidade brasileira

Cinco jovens começaram etapa de formação na Filosofia, em Curitiba, PR.

de Urbanus Mulati Nzomo *
Foto: Arquivo IMC

mcmarco2016b

O seminário filosófico de Curitiba mudou de lugar no ano passado. Isso aconteceu em resposta a um pedido de reestruturação do Instituto. A nova casa está situada no bairro Santa Felicidade, Rua Ângelo Mazzarotto, 333, e é suficiente para a formação de um grupo de 12 pessoas. Apesar dos meses nessa nova moradia, ainda tudo parece novo de um jeito ou de outro. No dia 2 de fevereiro, cinco jovens começaram uma nova etapa de formação na filosofia, sendo três naturais de Pernambuco, um de São Paulo e o último de Monte Santo, Bahia.

Amaro Bezerra de Santana Filho (Marinho) é natural de Pernambuco e o único filho de Amaro Bezerra de Santana e Marinilda Tavares Marcionilo Amaro Bezerra. Formado em Técnico de Enfermagem. Cesar Eduardo Martinho Palmizani nascido em São Paulo é filho de Maria Cecília Martinho e Valmir Palmizani. José Binadar Leônidas Filho, natural de Tupanatinga, Pernambuco, filho de José Binadar e Maria do Desterro Camilo Leônidas, tem dois irmãos, João Paulo e Milena Beatriz e conheceu a Consolata em São Paulo no ano passado quando veio morar e trabalhar junto aos seus parentes que vivem no Jardim Peri.  Depois de um período de orientação, Leônidas optou por fazer a sua formação. Paulo Monteiro dos Santos, filho de Maria de Lourdes Monteiro dos Santos e de José Batista dos Santos é natural de Monte Santo, Bahia. Paulo deixou a sua profissão de professor para ser padre, missionário da Consolata. Na sua paróquia ele foi o coordenador de juventude e fazia parte do grupo dos jovens. José Anderson Mendes Barboza é natural de Pernambuco, diocese de Garanhuns, filho de Teresa Mendes de Costa e Cícero Leandro Barboza. Ele vem de uma família de 10 filhos e conheceu os missionários da Consolata em São Paulo quando veio morar no bairro de Diadema com a sua mãe e alguns dos seus irmãos. Ainda em janeiro iniciou a sua formação do propedêutico em Cascavel e sendo aprovado digno para o sacerdócio, aceitou fazer a segunda etapa em Curitiba.

A nossa alegria de receber esses jovens na nossa comunidade e no Instituto é grande. Esperamos que pela graça de Deus e pela intercessão da Nossa Mãe Consolata eles saibam viver bem a vocação sacerdotal. São jovens que carregam uma variedade de talentos. Além da formação no seminário e na faculdade, os seminaristas se empenharão nas atividades e pastorais da Paróquia Santa Margarida. Cada um deles assumirá a Pastoral de Juventude, Infância Missionária, AMV e se for necessário, a catequese, numa das nossas cinco comunidades. ν

* Urbanus Mulati Nzomo, imc, é missionário em Curitiba, PR.
(CC BY 3.0 BR)