Anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante da Missão

Jovens missionários da Consolata do Noviciado na Argentina relatam missão realizada durante o mês de outubro.

Por Thiago J. Silva

Em consonância aos diversos apelos da Igreja Universal, em que todos os cristãos são chamados a ser discípulos missionários e sair de sua comodidade, e mais particularmente avivando o ardor missionário pela missão Ad Gentes como Missionários da Consolata, nós, os noviços, juntamente com padre Jorge Pratolongo (mestre) empenhamo-nos durante o último mês de outubro, em conhecer, partilhar, escutar e testemunhar o rosto misericordioso de Deus, que nos acolhe e espera.

noviciadoargentina2Na intenção de consolar e ser consolados nos lançamos no imenso território da nação argentina, em direção ao Norte do país. Tivemos a oportunidade de conhecer e aprofundar a realidade socioeconômica, ambiental, cultural, as tradições religiosas e comidas. Porém, não apenas aprendemos, mas também partilhamos o que somos, o que estamos vivendo e fazendo. Neste ano duas cidades foram escolhidas para serem visitadas e receberem as missões durante 15 dias cada: São José de Metán (Província de Salta), e São Salvador de Jujuy (Província de Jujuy).

“Esta casa foi misericordiada”
Anunciar a misericórdia de Deus, que vem ao nosso encontro e não deixa ninguém de fora, assim foi nossa missão. Tivemos a oportunidade de bater de porta em porta, conhecer histórias, nos alegrarmos e por vezes chorarmos com as pessoas, estivemos juntos, e simplesmente escutamos. Nos disponibilizamos a presentear os cidadãos de Metán com aquilo que temos como prática neste ano de Noviciado que é a escuta, não apenas com os ouvidos, mas com o coração, que se conecta com cada uma das histórias partilhadas. Por isso, em cada casa que passamos e nos receberam colocamos nas portas um pequeno adesivo que dizia “esta casa foi ‘misericordiada’, missão Paroquial 2016”.

Cada casa ou comércio foi “misericordiado” não porque abriram suas portas e acolheram aos noviços e aos jovens missionários da paróquia que fizeram parte da missão, porém, foi “misericordiada”, porque sem medo puderam lançar-se nos braços do Pai, puderam deixar-se surpreender por sua grandeza e compaixão. E sem medo abriam as portas de suas vidas. Sendo assim, deixaram que a casa mais importante que é o coração, recebesse a cercania, o amor, a esperança, a alegria, que queríamos testemunhar.

Coração que pulsa pela Missão
A segunda parte da experiência missionária foi na Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, que é administrada pelos missionários da Consolata, na cidade de São Salvador de Jujuy – Alto Comedero.

noviciadoargentina1As visitas às escolas foi um momento muito especial no qual pudemos discutir e fomentar uma nova reflexão sobre algumas realidades que nós jovens vivemos hoje, como: o uso dos meios de comunicação sociais, a violência de gênero, e os problemas com drogas. A ideia principal é que os temas não fossem abordados como aulas ou palestras comuns, e sim por meio de dinâmicas e partilha livre. Os jovens das escolas mostraram que é possível ouvir e ser ouvidos, desde que haja respeito e compromisso. De fato até mesmo os alunos se admiravam, por ser possível viver outra forma de ensino e enriquecimento, não de conteúdos extraordinários, mas sim de temas cotidianos. Esse trabalho contou com a presença massiva dos grupos de jovens da paróquia, que organizaram e pensaram para os cinco grupos distintos atividades correlativas, a idade e situações vividas.

Tivemos a oportunidade de experimentar e sentir o coração pulsante e vivo da missão, que nos espera, e clama por misericórdia, por amor, por homens e mulheres apaixonados por Cristo e pelo próximo que fazem a diferença, que semeiam um mundo novo, cheio de alegria e paz.