Padre Stefano Camerlengo: "Bem-aventurado o bispo"

O Superior Geral dos Missionários da Consolata, Padre Stefano Camerlengo, expressou a sua gratidão aos novos bispos, Dom Lisandro Rivas, IMC, e Dom Carlos Eduardo por terem dito "sim" a esta importante missão ao serviço do povo de Deus em Caracas e na Venezuela.

Publicamos a íntegra da mensagem do Padre Geral por ocasião da ordenação episcopal dos novos bispos auxiliares de Caracas ocorrido neste sábado, 12 de março, na igreja de São João Bosco na capital da Venezuela.


 

Bem-aventurado o bispo!

Caros irmãos e irmãs, caríssimos todos.

stefano_camerlengo_consolataEstamos reunidos em torno da mesa do Pão da Vida e da Palavra de Salvação para vivermos um momento importante para toda a nossa Igreja na Venezuela: dois dos nossos irmãos são ordenados bispos, Dom Carlos Eduardo e o Dom Lisandro Rivas, missionário da Consolata.

Saúdo e agradeço a todos os presentes aqui reunidos na Igreja Paroquial de São João Bosco de Altamira, toda a representação do Povo de Deus em Caracas e na Venezuela, que vieram agradecer e louvar o Senhor pelo dom de dois novos bispos auxiliares.

O episcopado, como qualquer ministério na Igreja, não é um poder destinado a valorizar a carreira de quem o recebe, mas um serviço para o bem de todos, para o crescimento de todos, para a caminhada de todos.

"Bem-aventurado o bispo, Bem-aventurados os bispos"

Dom_Lisandro_Carlos_Eduardo_ConsolataEm linguagem bíblica o termo "bem-aventurado" não indica um ser genérico feliz, alegre, contente, mas diz respeito a algo mais enérgico, mais vital. A palavra “bem-aventurado" vem das “bem-aventuranças” de Jesus e indica um modo de vida, um modo de ser e de agir.

Segundo o Evangelho, o termo "bem-aventurado" deve ser traduzido da seguinte forma: de pé, a caminho, em marcha, pobre povo, porque Deus caminha e luta com vocês e é para vós uma garantia de felicidade e uma fonte de alegria eterna! E este é o serviço para o qual é chamado: para nos ajudar a ficar de pé!

Caros CARLOS EDUARDO e LISANDRO: ajudem-nos a permanecer de pé!

Hoje o Senhor vos convida a caminhar decididamente no caminho das Bem-aventuranças, a reescrever as Bem-aventuranças no novo serviço que a Igreja vos está a confiar:

Bem-aventurado o bispo que faz da pobreza e da partilha o seu modo de vida, pois com o seu testemunho está construindo o reino dos céus.

Bem-aventurado o bispo que não tem medo de mostrar um rosto com lágrimas, para que nele se reflita os sofrimentos do povo e o trabalho dos sacerdotes, encontrando no abraço daqueles que sofrem a consolação de Deus.

Bem-aventurado o bispo que considera o seu ministério um serviço e não um poder, fazendo da mansidão a sua força, dando a cada um o direito de cidadania no seu próprio coração, para habitar a terra prometida aos mansos.

Bem-aventurado o bispo que não se fecha nos palácios do governo, que não se torna um burocrata mais atento às estatísticas do que aos rostos, aos formulários do que às histórias, procurando lutar ao lado da pessoa humana pelo sonho de justiça de Deus, porque o Senhor, encontrado no silêncio da oração diária, será o seu alimento.

Bem-aventurado o bispo que tem coração para a miséria do mundo, que não tem medo de sujar as suas mãos com a lama da alma humana para encontrar o ouro de Deus, que não se escandaliza pelo pecado e fragilidade dos outros porque está consciente da sua própria miséria, porque o olhar do Senhor Crucificado Ressuscitado será para ele um selo de perdão infinito.

Bem-aventurado o bispo que bane a duplicidade de coração, que evita toda a dinâmica ambígua, que sonha com o bem mesmo no meio do mal, porque poderá regozijar-se no rosto de Deus, descobrindo o seu reflexo em cada pobreza da cidade humana.

Bem-aventurado o bispo que trabalha pela paz, que acompanha os caminhos da reconciliação, que semeia no coração do presbitério a semente da comunhão, que acompanha uma sociedade dividida no caminho da reconciliação, que toma pela mão cada homem e cada mulher de boa vontade para construir a fraternidade: Deus irá reconhecê-lo como seu filho.

Bem-aventurado o bispo que, por causa do Evangelho, não tem medo de ir contra a corrente, "endurecendo o seu rosto" como Cristo fez no seu caminho para Jerusalém (Lc 9,51), sem se deixar reter por mal-entendidos e obstáculos, porque sabe que o Reino de Deus avança na contradição do mundo.

Bem-aventurados sois vós, CARLOS EDUARDO e LISANDRO, porque ao responder "sim" ao apelo de Cristo, que vos chegou através da Igreja, escolheis hoje ser testemunhas das Bem-aventuranças, caminhando com o rebanho que vos foi confiado no caminho para o Reino.

Dom_Lisandro_Carlos_Eduardo_Consolata_2O Padre CARLOS EDUARDO e o Padre LISANDRO, nesta nova vocação não se sentem sós, mas confiam-se com confiança Àquele que amaram e seguiram e que um dia não há muito tempo vos chamou a segui-Lo no caminho do sacerdócio. E quando alguém lhes perguntar sobre o programa do vosso episcopado, não hesitem e respondam com firmeza: o Evangelho.

A Igreja de Caracas, a Igreja da Venezuela, a Igreja universal, o nosso Instituto está convosco neste momento muito importante e está cheio de gratidão pelo dom que o Senhor está a dar por vosso meio.

Pessoalmente estou cheio de gratidão e posso dizer o mesmo de todos os Missionários da Consolata em todo o mundo, que hoje recordam o nosso querido Padre Lisandro com oração e afeto. Obrigado a todos do fundo do meu coração!

Gostaria de concluir com as palavras do nosso Fundador, o Bem-aventurado José Allamano: “coraggio e avanti in Domino!”

Maria, mulher das bem-aventuranças, vós que com os apóstolos esperastes, invocastes e recebestes o dom do Espírito, rogai conosco por CARLOS EDUARDO e LISANDRO: que o Espírito do Senhor Ressuscitado os preserve no entusiasmo dos seus primeiros dias, os proteja do medo de não serem bem sucedidos, os guarde na alegria do dom, e os faça instrumentos de comunhão e unidade para o presbitério e para toda a Igreja de Caracas.

Mãe dos Apóstolos, mantivestes a luz da esperança acesa durante a hora das trevas, sussurra a estes vossos filhos as palavras ousadas do Evangelho e quando o desânimo, como acontece a cada discípulo, bate à sua porta e as trevas parecem descer sobre os seus corações, conduzi-os para fora do quarto da solidão, e coloque-os debaixo do seu manto estrelado para que, no meio da noite, o brilho de uma estrela possa iluminar os seus anéis episcopais e do seu brilho nasçam novas madrugadas para todos, novas fontes geradoras de vida e esperança.

Assim, com a vossa ajuda materna, cada escuridão será dissipada, cada expectativa será cumprida, cada noite verá o seu dia, cada homem saberá que a Luz do vosso Filho é capaz de iluminar tudo, de iluminar todas as noites, de colorir cada momento com a vida.

Maria, Mãe da Igreja, Mãe da Igreja de CARACAS e VENEZUELA, roga por nós. Amém.

Padre Stefano Camerlengo, IMC, Superior Geral dos Missionários da Consolata.