Padre Thiago Jacinto, o mais novo missionário da Consolata

thiago-jacinto-da-silva-ordenacao

Thiago Jacinto da Silva foi ordenado sábado, dia 5 de novembro, em Mauá, São Paulo, Brasil.

Por Paulo Mzé
Fotos: Cleber Pires

A Paróquia São João Batista está situada na Avenida Barão de Mauá, no Jardim Maringá, em Mauá, Diocese de Santo André, na grande São Paulo.

Foi lá que no sábado, dia 5 de novembro de 2022, o diácono Thiago Jacinto da Silva foi ordenado presbítero, missionário da Consolata.
A comunidade paroquial acolheu vários convidados, entre padres, freiras e leigos, que vieram de diversos lugares e participaram da celebração presidida pelo bispo da diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.

Diácono desde o dia 26 de fevereiro de 2022, Thiago foi ordenado na manhã do dia 5. No domingo, 6 de novembro, o neo-presbítero celebrou as missas novas, às 8h, na Paróquia São João Batista, e às 19h, na Paróquia São José Operário, ambas situadas em Mauá. O agora presbítero, desde jovem trabalhou na catequese, na Pascom, na Liturgia e na Pastoral Juvenil da Paróquia São João Batista. O padre Thiago, em 2012 ingressou no Seminário de Filosofia “Nossa Senhora Consolata”, em Curitiba, PR. Em 2016 fez o noviciado na Argentina. E em 2017 foi estudar teologia no Quênia, África.

Thiago Jacinto da Silva e seus pais, José Lourival da Silva e de Eunice Aparecida Jacinto da Silva. Foto: Cleber Pires

Thiago Jacinto da Silva e seus pais, José Lourival da Silva e de Eunice Aparecida Jacinto da Silva. Foto: Cleber Pires

O missionário da Consolata, Thiago, nasceu no dia 8 de setembro de 1993, em Santo André, SP, Brasil. É filho de José Lourival da Silva e de Eunice Aparecida Jacinto da Silva.

Desde a sua juventude participou dos encontros vocacionais onde foi fazendo discernimento vocacional no Instituto Missões Consolata (IMC) a partir de 2010. Em 2012 foi fazer os estudos em Filosofia na FAVI (Faculdade Vicentina), onde permaneceu até o ano de 2015.

Durante este tempo, fez sua experiência na Paróquia Santa Margarida, onde trabalhou na catequese, na IAM (Infância e Adolescência Missionária) e com os coroinhas.

Em 2016 foi para Argentina, onde fez o noviciado dos Missionários da Consolata, no Bairro Martín Coronado, em Buenos Aires, capital do país. No noviciado latino-americano dedicado a Nossa Senhora de Guadalupe, Thiago emitiu os primeiros votos religiosos no dia 29 de dezembro de 2016.

thiago-ordenacao

Thiago Jacinto da Silva e Comunidade durante a celebração. Foto: Cleber Pires

Em 2017 foi ao Quênia, Seminário Teológico “Allamano House”, onde cursou Teologia no Tangaza University College até o ano de 2021. Também no ano de 2021 fez serviço pastoral na Paróquia São Luiz Gonzaga (St. Aloysius Gonzaga Parish), numa região chamada Wamba, no norte do país, na Diocese de Maralal, onde trabalhou com os samburu.

O padre Thiago emitiu os votos perpétuos no dia 11 de fevereiro de 2022. Também foi ordenado diácono no dia 26 de fevereiro de 2022 pela imposição das mãos de Dom Virgílio Pante, IMC, bispo emérito da Diocese de Maralal.

O neo-presbítero irá trabalhar na missão dos Missionários da Consolata em Taiwan.

Acesse a Galeria de Fotos

Ordenação Presbiteral de Thiago Jacinto da Silva

Assista a Celebração:

Paulo Mzé, imc, é diretor da Revista Missões.