Professos celebram Votos Perpétuos

Antes de tu nasceres te conheci e te consagrei. (Is 49)

de Benildes Clara Capellotto*

No dia 14 de julho de 2019, a Comunidade Paroquial de Nossa Senhora Consolata do Jardim São Bento, São Paulo, uniu-se aos missionários e às missionárias da Congregação fundada por José Allamano para testemunhar um dos acontecimentos mais significativos e, talvez o mais estranho à mentalidade da sociedade atual: a profissão de Votos Perpétuos de cinco jovens missionários.

Quem são eles?
Douglas Nyangena e Joseph Kihiko, do Quênia, Patrick Shija e Gratus Fiolencio Mzena da Tanzânia e Joel Kapiten da República Democrática do Congo.

IMG-20190714-WA0060No início da celebração eucarística enquanto adentravam a Igreja e eram acolhidos, o coral cantava a profecia de Isaías: “Antes de te formares dentro do seio de tua mãe, antes de tu nasceres te conhecia e te consagrei. Para ser meu profeta entre as nações te escolhi!” (Is 49). Portando podemos compreender na voz do Profeta que a dinâmica da Graça Divina vivida por estes jovens não é algo que teve início neste dia ou que se encerrou com a celebração. Ela vai muito além e supõe o mistério de um chamado especial de Deus a uma pessoa e o processo de uma resposta contínua que abraça toda a vida destes jovens: o passado, o presente e o futuro, na certeza da Promessa Divina – “Nada temas, Eu estarei sempre ao teu lado”.

Na exortação apostólica pós-sinodal Christus Vivit, o Santo Padre fala ao coração dos jovens de todo o Povo de Deus, a fim de recordar algumas convicções da fé e ao mesmo tempo encorajá-los ao compromisso com a vocação. Nesta carta, escrita com carinho para a juventude, o papa relata a importância dos jovens na história da salvação. Citando diversas passagens bíblicas do Antigo e Novo Testamento, Francisco ressalta o Amor de Deus em relação aos jovens e a atuação dos “vocacionados” em situações decisivas para o Povo de Deus.

Durante a cerimônia de emissão individual dos Votos Perpétuos no decorrer da celebração eucarística e enquanto todos acompanhavam comovidos as suas vozes, houve um sentimento comum de algo que ultrapassa os sentidos e a certeza da presença da ação divina na pessoa de cada um desses jovens missionários. Ao final da missa, enquanto o coral dos seminaristas do Instituto Missões Consolata (IMC) entoava um canto animado com vários instrumentos, os padres ali presentes compuseram uma moldura fraterna ao redor destes professos, para a foto histórica que permanecerá, para os que virão, como certeza de que Deus atua com amor na vida das pessoas. E pudemos cantar com cada um deles: Joel, Douglas, Gratus, Patrick e Joseph, “Tu és a razão da Jornada, Tu és minha estrada, meu guia e meu fim. No grito que vem do teu Povo Te escuto de novo chamando por mim”.

*Benildes Clara Capellotto, MC, é missionária em São Paulo, SP e membro da equipe de Redação.