Paulo Monteiro dos Santos chega ao Postulado.
Por Jordhan Victor*
O seminário filosófico de Curitiba se encontra num clima de felicidade, alegria, fraternidade, pois um dos nossos irmãos, Paulo Monteiro dos Santos, após quase três anos de formação no Instituto Missões Consolata (IMC), chega a esta belíssima etapa da formação, o Postulado. O Postulado é uma das fases da formação religiosa, missionária, que serve de preparação e passagem para o Noviciado. Nesse período, conforme as Constituições do Instituto Missões Consolata (IMC), “o jovem deve chegar à opção fundamental da vida missionária e religiosa no Instituto Missões Consolata (IMC), após ter verificado as suas aptidões para a assumir em plenitude e com todas as exigências” (Constituições, Diretório Geral, N° 95).
O Postulado de Paulo iniciou-se no dia 28 de maio de 2018, com retiro organizado e dirigido pelo Padre e Conselheiro Regional Hector Elias, do qual participaram também os outros seminaristas. O retiro foi concretizado no convento das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, que fica ao lado do seminário filosófico. Durante o retiro, inspirado pelo livro “Discípulos em missão”, o Padre Hector enfatizou muito que os jovens pensassem quais eram as motivações de cada um para o seguimento de Jesus Cristo e a opção pela vida missionária no Instituto Missões Consolata (IMC), que tem por fim primeiro a santidade. Ao longo do retiro, Paulo partilhou sobre a sua experiência no Instituto e as suas motivações para o Postulado. O retiro foi finalizado com a celebração da Palavra presidida pelo professo Isaack G. Mdindile.
No dia 29 de maio de 2018 (terça-feira), o dia tão esperado por Paulo, realizou-se a celebração eucarística de admissão ao Postulantado na capela do seminário filosófico. A missa foi presidida pelo Padre e Conselheiro Regional, Hector Elias e concelebrada pelo reitor do seminário filosófico, Padre Urbanus Mulati. Foi uma celebração de profunda alegria e gratidão para todos da casa, para o Instituto e principalmente para Paulo. A missa foi animada com ótimos cantos, em diversos idiomas: português, espanhol, italiano, inglês e suaíli.
Durante a homilia, o padre Hector enfatizou que todas as pessoas têm uma identidade familiar, cultural e religiosa. Em seguida, complementou dizendo que Paulo, após esse longo período de formação, já não só tem aquela identidade de sua vida e cidade natal, mas que possui uma nova identidade: a de um missionário, que se desapega de sua vida e sua realidade e vai para águas mais profundas. Após a homilia, padre Elias entregou alguns símbolos para Paulo. O primeiro foi uma Bíblia, dizendo que a Palavra de Deus sempre deve ser luz para seus caminhos. O segundo símbolo foi o livro “Discípulos em missão”, enfatizando a importância dos ensinamentos do fundador, o Bem-aventurado José Allamano. O terceiro foi o livro “Ratio Formationis”, que contém as características que um missionário da Consolata deve ter. O último símbolo foi uma cruz com Jesus Cristo crucificado, enfatizando que Cristo é, e deve ser seu melhor amigo na caminhada. Por fim, antes da bênção final, saudou-se a Maria, a Mãe Consolata, agradecendo por tudo, e pelo Postulado de Paulo. Após a missa, a comunidade comemorou com um ótimo jantar.