Missão Jovem: Uma experiência de amor e compaixão

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” ( Mc 16,15-20)

Padre Josky Menga *

Missão Jovem é umas das atividades que o grupo dos Jovens Missionários da Consolata (JMC) realiza todos anos na Bahia no intuito de fortalecer o espírito e o carisma da família Consolata proporcionando aos jovens vivenciar a espiritualidade e o carisma da missão em lugares que mais precisam. Cada ano a experiência é realizada em uma cidade ou lugar onde o povo sente o desejo e sede de Deus.

Por causa da pandemia, a iniciativa não se realizou presencialmente nos últimos três anos, mas acontecia online ou pela plataforma digital aonde cada jovem se encontrava e partilhava a sua missão.

missao-jovem-2

Neste Mês Missionário de 2022 somos convidados a refletir sobre o tema a “Igreja é missão”, com o lema “Sereis minhas testemunhas” ( At 1,8), palavras da última conversa de Jesus Ressuscitado com seus discipulos antes de sua Ascenção ao céu, conforme o livros dos Atos dos Apóstolos: “Recebereis a força do Espírito Santo que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo”(At 1,8). Hoje este chamado é para todos os cristãos que são incentivados a testemunhar Cristo no mundo.

É o que faremos neste final de semana, dias 13 a 16 de outubro com a Missão Jovem na cidade de Jaguarari para justamente realizar aquilo que o Senhor nos mandou, “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15-20). Os jovens participantes visitarão as famílias, os doentes, as pessoas mais necessitadas, abençoando e rezando com o povo à exemplo da Mãe de Jesus  que foi apressadamente visitar a sua prima Isabel, levando para ela a consolação, alegria e a esperança.

Durante a formação e preparação para a missão, que aconteceu no dia 5 de outubro de 2022,  os jovens  confirmaram que: “Queremos vivenciar essa experiência sem medo, mas com a certeza de que a Igreja é Missão, a juventude é missão. Por isso queremos ser testemunhas de Jesus no meio do povo e com o povo”.

missao-jovem-3

Com alegria reunimos cerca de 40 jovens das cidades de Jaguarari, Monte Santo e Feira de Santana dispostos a assumir as palavras do nosso Pai Fundador José Allamano: “A Missão na boca, na mente e no coração”. Que a Nossa Mãe Consolata, os nossos bem-aventurados José Allamano, Irene  Stefani e Leonella Sgorbatti, intercedem por nós.

* Padre Josky Menga, IMC, é coordenador de AMJV no Brasil e animador na Bahia.