Celebrando o Dia da Consciência Negra

A Paróquia Senhor do Bonfim no município de Engenheiro Pedreira, diocese de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, RJ, celebrou em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra.

Por Jacques Kwangala Mboma *

programação do Dia da Consciência Negra foi iniciada com a celebração eucarística presidida pelo padre Jacques Kwangala, missionário da Consolata e assessor diocesano da Pastoral Afro, e foi concelebrada pelo padre Victor Wafula, imc, pároco local. Durante a celebração, padre Jacques recordou as palavras de São Paulo: “Deus não faz distinção de pessoas, mas acolhe quem o teme e pratica a justiça, a qualquer nação que pertença”. (At 10, 34-35)

IMG-20211121-WA01811-768x433

Após a missa houve apresentações culturais, danças e serviços, confecção de pulseiras em macramê, ponto cruz, materiais recicláveis, penteado afro, exposição de trabalho de crianças, cultura alimentar e produção de toucas.

Contra o racismo

O racismo estrutural é causa de sofrimento para os negros, pois o pensamento racista trata o outro como objeto e não como pessoa humana. O racismo não pode ser combatido sem que haja consciência de todos. O Dia da Consciência Negra nos convida a trabalhar juntos pela luta contra as desigualdades.

Precisamos incentivar as iniciativas voltadas à questão negra, como as Políticas Públicas, educação de qualidade, cotas raciais, igualdade racial em base à Lei 10.639/2003. Os negros foram os primeiros a serem batizados neste país. Levaram esse anúncio do Evangelho em diversas regiões, mas não têm voz, porque sua cultura ainda é menosprezada pela cultura branca dominante.

IMG-20211120-WA02801-768x576

A importância da Pastoral Afro

O Documento 85 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre a Pastoral Afro brasileira trabalha com a questão da inculturação que ainda encontra muitas resistências por parte dos conservadores cristãos católicos. Por isso, a Pastoral tem o papel de estimular e colaborar para que o negro assuma sua negritude e lute contra o preconceito e a discriminação. Procura oferecer formação aos membros e conscientizar as pessoas sobre a luta contra o preconceito. À luz da Palavra de Deus, nós podemos anunciar uma Igreja viva e transformadora a partir da realidade própria do negro seguindo todos os Diretórios e normas da Igreja Católica. Os missionários da Consolata elegeram a Pastoral Afro como uma de suas prioridades de trabalho. ν

* Jacques Kwangala Mboma, imc, é assessor da Pastoral Afro na diocese de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, RJ.