Começa o XIII Capítulo Geral dos Missionários da Consolata

O encontro internacional reúne em Roma, 45 representantes de 18 regiões IMC constituídas nos continentes da Europa, África, América e Ásia.

Texto e fotos por Jaime Carlos Patias

dsc-0009-2280x1052_c

Revitalizar e reestruturar o Instituto Missões Consolata (IMC) para dar maior qualidade à missão. Com este objetivo, a Congregação dos missionários da Consolata, iniciou nesta segunda-feira, 22 de maio, o seu XIII Capítulo Geral. O encontro internacional, que é realizado a cada seis anos, reúne em Roma, 45 representantes de 18 regiões IMC constituídas nos continentes da Europa, África, América e Ásia.

dsc-0058-1024x433

“O Capítulo Geral é um momento particular na vida da nossa Família. É uma ocasião para tomar consciência sobre nossa situação, verificar nosso modo de ser missionário ad gentes e adquirir energias para impulsionar a missão, que é o coração da nossa vida”, destacou padre Stefano Camerlengo, Superior Geral, ao acolher os delegados capitulares. Estes, são 21 africanos, 14 europeus e 8 latino-americanos que representam 231 comunidades religiosas presentes em 28 países.

dsc-0093-1024x898

Padre Stefano Camerlengo

O Capítulo é uma celebração Pascal que inclui cruz e esperança, morte e ressurreição. Esse foi o espírito vivenciado na cerimônia de abertura que iniciou em uma das entradas da Casa Geral. Liderados pelo Superior Geral que caminhava à frente empunhando o Círio Pascal, os missionários seguiram em procissão até a Sala Capitular. Após invocar o Espírito Santo entoando o Veni Creator, os delegados acenderam suas velas na Luz de Cristo e prometeram “cumprir com fidelidade a tarefa de capitulares tendo como único propósito a glória de Deus e o bem do Instituto”.

Ao recordar os Apóstolos Paulo e Barnabé, escolhidos como inspiração para o Capítulo, o padre Geral sublinhou a importância de “imitar a sua paixão missionária, sua amizade na missão e particularmente, o seu entusiasmo pela missão ad gentes. Com este Capítulo, queremos entusiasmar todo o Instituto na missão que o Senhor nos confiou e na qual o Fundador iniciou os primeiros missionários”, recordou padre Camerlengo. “Somos consagrados pela missão. O coração deste Capítulo e de toda a nossa vida é a missão, como queria o Bem-aventurado José Allamano, que repetia sempre a frase do Apóstolo Paulo: ‘tudo tenho feito pela missão’”, complementou o padre Geral.

Na primeira sessão de trabalho foram aprovados o Regulamento do Capítulo, a agenda e o horário. Para a função de moderador foram eleitos os padres Francisco Penilla, Antonio Rovelli e Mathews Owuor. Na sequência, criadas as diversas comissões: secretaria, redação, liturgia e comunicação.

dsc-0122-1024x678

Cardeal Pietro Parolin (centro).

O dia terminou com a visita do cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé, que presidiu a Eucaristia. Nas ordens religiosos, os capítulos gerais “são sinais colocados à beira da estrada para recordar constantemente o caminho”, disse o cardeal em sua homilia. “São autêntico s momentos de graça onde sois convidados a navegar no grande livro que narra a vossa vida missionária entre as páginas de onde flui o carisma herdado do vosso Fundador, revivido em mais de um século de história por muitos confrades”.

Referindo-se aos objetivos do Capítulo, cardeal Parolin observou: “Parte do vosso projeto Capitular é dedicado à aproximar a missão da realidade, para que o anúncio seja semeado com paciência, nasça e cresça no silêncio como a semente do Reino; o anúncio seja sussurrado e não gritado para aqueles os quais se deseja dar a Boa Nova. Eu creio que o desejo de reestruturar o vosso Instituto não deve ser entendido apenas como um ‘polimento’ como se faz com os carros quando começam a perder mercado, mas deve ser um modo autêntico para realmente levar a missão ad gentes aos povos”, sublinhou o cardeal.

Fundado pelo Bem-aventurado José Allamano em 1901, em Turim, norte da Itália, o Instituto Missões Consolata conta hoje com 982 missionários: 14 diáconos, 47 irmãos, 35 noviços, 743 padres, 130 seminaristas e 15 bispos. Em 1910, Allamano fundo também a congregação das Missionárias da Consolata, com o mesmo carisma ad gentes.

dsc-0053-1024x678No dia 05 de junho, os capitulares serão recebidos pelo papa Francisco no Vaticano, num encontro previamente programado juntamente com as missionárias da Consolata que também se encontram reunidas em Capítulo. Os trabalhos do XIII Capítulo Geral do IMC se estendem até o dia 20 de junho, na celebração da Festa de Nossa Senhora Consolata, a Padroeira da Congregação.

Da Região IMC Brasil, participam os padres Aquiléo Fiorentini, James Mwaura Mbugua e Jaime C. Patias. Os padres Manuel Loro Javor e Philip Njoroge Njuma, representam a Região IMC Amazônia.

Acompanhe as últimas notícias do XIII Capítulo Geral do IMC

* Jaime Carlos Patias é secretário nacional da Pontifícia União Missionária.
(CC BY 3.0 BR)