Gratidão, paixão e esperança: mensagem final do 14º Capítulo Geral

Os missionários da Consolata realizaram entre os dias 22 de maio e 24 de junho o seu 14º Capítulo Geral. Publicamos a Mensagem divulgada no final dos trabalhos. Confira.

MENSAGEM FINAL
GRATIDÃO, PAIXÃO E ESPERANÇA

Trinta e três dias vividos juntos, um só corpo! Missionários que vieram de diferentes lugares de Missão, empenhados em conhecer-se, compartilhando suas histórias pessoais e das de muitos que representavam, compartilhando seus belos caminhos e os percursos que ainda os desafiam a ir “além”.

A diversidade de procedências, no entanto, logo deu lugar à capacidade de reconhecer-se, todos, Missionários da Consolata.

Sim, foi fácil reconhecer-se e dizer uns aos outros que somos irmãos além de todas as diferenças: irmãos na inspiradora, nossa Mãe Consolata; irmãos no inspirador, nosso Pai e Fundador, o bem-aventurado José Allamano; irmãos na inspiração, no carisma ad gentes, novidade que não se desvanece.

O Capítulo, de fato, quis confirmar mais uma vez a escolha da missão ad gentes, na sua especificidade e na múltipla fantasia do amor que se doa.

Ad gentes, que nestes dias escutamos com emoção nas palavras e no testemunho daqueles que, entre lágrimas, nos falaram de seu povo na Venezuela que não tem o que comer, ou daqueles que no Congo, em Moçambique e na Ucrânia continuam morrendo e sofrendo violência por causa de guerras onde não se vê mais o fim. Daqueles que, como refugiados, chegam ao Marrocos cansados, feridos e exaustos após uma longa jornada.

E, como esses, tantos outros sofrimentos nas realidades que estamos presentes, sendo chamados a parar para escutar, sentar-se ao lado, servir com simplicidade e ser presença que proclama Jesus com gestos de vida, com a escuta e a palavra.

Várias vezes dissemos a nós mesmos que devemos também “cuidar” de cada missionário ao longo de sua vida com um projeto de formação contínua. Precisamos ajudar cada um a caminhar em direção à sua plenitude de vida e doação, partindo de um relacionamento vivo com Cristo, para “ser” antes de “fazer”, onde santidade e missão se unem e expressam nossa identidade e carisma.

Com gratidão, voltamos nosso olhar para o passado de nossa vida e história escrita com a dedicação e o sacrifício de tantos de nossos coirmãos e daqueles que hoje continuam a ser para nós um estímulo e exemplo “completando na carne o que falta nas tribulações de Cristo, a favor do seu corpo, que é a Igreja” (Cl 1,24).

Com vocês, olhamos para o presente com paixão e com aquela alegria que o Papa nos pediu para caminhar, em comunidades chamadas a ser “em saída” e no meio do povo com a força do nosso carisma e a riqueza das nossas culturas, e em comunhão com as Missionárias da Consolata e os Leigos.

Também olhamos para o futuro com esperança de ainda ver tantos jovens dispostos a dar suas vidas pelo anúncio do Evangelho, e tantos outros dos quais queremos cuidar no serviço pastoral e na animação missionária e vocacional.

A solenidade do nascimento de São João Batista, o precursor, é uma ocasião propícia para concluir este nosso 14º Capítulo Geral. Com ele e como ele, saibamos acolher o Evangelho porque anelamos por justiça e liberdade. Com ele e como ele, não nos colocamos como o exemplo perfeito a ser seguido, mas permanecemos abertos para o futuro, apontando para ele: Jesus Cristo.

Roma, 24 de junho de 2023

Os Capitulares