Missionários da Consolata discutem vocações

Encontro de Animação Missionária Juvenil e Vocacional (AMJV) dos missionários e missionárias da Consolata.

Por Redação

Desde a última segunda-feira (14 de fevereiro) decorre em São Paulo o encontro de Animação Missionária Juvenil e Vocacional (AMJV) dos missionários e missionárias da Consolata. O encontro programado para terminar no próximo domingo (20) conta com a participação de pelo menos 30 participantes entre missionários e missionárias, jovens e leigos da Consolata vindos da Argentina, Brasil, Colômbia, México e Venezuela. Tendo em conta que os missionários e missionárias da Consolata estão organizados em equipes qualificadas para o serviço de animação e promoção vocacional, seja à nível de circunscrições, seja à nível de continente.

encontro_consolata_vocacional

Encontro de Animação Missionária Juvenil e Vocacional (AMJV) dos missionários e missionárias da Consolata. Foto: Cleber Pires / Revista Missões.

Seguindo as linhas programáticas da Missão no continente América promulgadas na assembleia pós-capitular dos missionários da Consolata de março de 2018, o conselho continental do Instituto Missões Consolata (IMC) e a comissão de AMJV preparou o encontro depois de muitas reuniões on-line, por conta da fase mais severa da pandemia da Covid-19.

Informações colhidas pela Revista Missões, o coordenador do serviço de AMJV no continente, padre Danilo Caraballo Carmona, o encontro tem por finalidade “criar uma sinergia continental com um método e estratégias comuns para acompanhar e trabalhar com os jovens e as vocações no continente”. Padre Danilo afirmou ainda que em nossos países, embora sejam ainda de maioria jovens, uma das preocupações dos missionários e missionárias da Consolata, nos últimos ano, tem sido a falta de vocações.

Os participantes contam com a presença e participação de muitos facilitadores especialistas em assuntos ligados às juventudes. A propósito, padre Danilo disse que o encontro deverá “estudar as recomendações no âmbito da AMJV propostas pelo Projeto Missionário Continental (PMC) com a perspectiva de criar linhas de trabalhos e atividades comuns”.

Conselheiro geral para o continente américa, padre Jaime Carlos Patias. Centro

Conselheiro geral para o continente américa, padre Jaime Carlos Patias (Centro). Foto: Cleber Pires / Revista Missões.

Do encontro participam também o conselheiro geral para o continente américa e o referencial da AMJV, no conselho continental e superior da região Argentina, os padres Jaime Carlos Patias e Maurício Guevarra. Participa também como anfitrião o superior dos missionários da Consolata no Brasil, o padre Luiz Carlos Emer. A superiora das Missionárias da Consola no continente América, a irmã Gabriella Bono, não participa por conta de outros compromissos, mas enviou mensagem de saudação aos participantes na qual deseja que o encontro seja “mais um passo no caminho de colaboração ao serviço da Igreja missionária no continente”.

Padre Maurício Guevarra ao centro. Foto: Cleber Pires / Revista Missões.

Padre Danilo Caraballo Carmona, Padre Maurício Guevarra e Diana Sosa. Foto: Cleber Pires / Revista Missões.

O encontro é o primeiro realizado presencialmente no sexênio por conta da pandemia da covid-19. O encontro acontece depois de várias iniciativas e a realização de um biênio vocacional (2019-2020) a partir do qual a comissão continental de AMJV escolheu a urgência e a necessidade de construir um trabalho em equipe. O encontro também acontece depois da publicação de um manual de acompanhamento vocacional, fruto de um grande esforço, na tentativa de recolher material para acompanhamento vocacional oferecido pelos animadores vocacionais das circunscrições do continente. O manual foi feito pela equipe de AMJV acreditando no espírito de continentalidade que desafia a caminhar juntos, unindo esforços e critérios comuns, no trabalho que é realizado como Família Consolata no mundo da juventude.

Padre Luiz Carlos Emer, superior dos missionários da Consolata no Brasil Centro. Foto: Cleber Pires / Revista Missões.

Padre Luiz Carlos Emer, superior dos missionários da Consolata no Brasil (Centro). Foto: Cleber Pires / Revista Missões.

O encontro está sendo realizado em uma semana em que foi celebrada a festa do Bem-aventurado José Allamano, fundador dos Missionários e missionárias da Consolata. Em um ano em que a família Consolata, escolheu o bem-aventurado José Allamano e as bem-aventuradas Irene Stefani e Leonella Sgorbatti como protetoras do ano de 2022. Em um ano em que a Família Consolata celebra o Ano do padre Tiago Camisassa, co-fundador dos missionários e missionárias da Consolata. Padre Camisassa foi aquele fiel colaborador e companheiro de padre José Allamano durante 42 anos. Padre Camisassa faleceu a 18 de agosto de 1922.

O Instituto Missões Consolata chegou ao Brasil com a chegada ao país do padre João Batista Bísio vindo da Itália, no dia 17 de fevereiro de 1937. Uma das principais preocupações do padre Bísio, desde os primeiros meses de sua chegada ao Brasil foi a promoção vocacional. Padre Bísio começou um trabalho tendo em conta a formação de futuros missionários da Consolata.

Por fim, padre Danilo disse “acreditar firmemente no que estamos realizando hoje e confiamos os trabalhos á proteção de nossa Mãe Consolata, dos nossos Bem-aventurados José Allamano, Irene Stefani e Leonella, a fim de que recebamos uma formação atualizada diante dos novos desafios que o mundo juvenil nos impõe hoje”.

Galeria de Fotos

Encontro de Animação Missionária Juvenil e Vocacional

Fonte: Revista Missões