Nova frente no rio de janeiro

A tomada de posse da paróquia foi realizada no dia 31 de agosto, quando dom Luciano Bergamin (CRL), bispo de Nova Iguaçu afirmou que os missionários da Consolata estavam sendo um belo presente para a paróquia e a diocese.

Por Redação
missionarios_da_consolata_outubro_2014

Padres Olivaldo e Anthony (esq. para direita) e diácono Victor.

Os missionários da Consolata assumiram nova frente de trabalho na diocese de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Trata-se da Paróquia Senhor do Bonfim, uma comunidade com fortes características missionárias, até agora confiada a um sacerdote Fidei Donum (italiano), situada na cidade de Engenheiro Pedreira, município de Japeri.

Os missionários têm como objetivo retomar a pastoral afro, por ser uma de suas atividades prioritárias. Para iniciar o trabalho foram destinados os padres Olivaldo Lima Mendes e Anthony Muchoki Murigi, além do diácono Victor Mbesi Wafula.

A tomada de posse da paróquia foi realizada no dia 31 de agosto, quando dom Luciano Bergamin (CRL), bispo de Nova Iguaçu afirmou que os missionários da Consolata estavam sendo um belo presente para a paróquia e a diocese. Concelebraram a eucaristia os padres Luiz Carlos Emer (Superior Regional), Olivaldo (pároco), Anthony (vigário) e Sabino Mariga. O diácono Victor auxiliará nas atividades pastorais da comunidade, enquanto aguarda a ida para o Quênia, sua terra natal, onde será ordenado sacerdote dentro de alguns meses. Dom Luciano salientou que o trabalho todo seja realizado em comunhão com os Conselhos Paroquiais e os fiéis da comunidade, juntamente com a diocese e a Igreja.

Posse de dom Giovanni

missionarios_da_consolata_outubro_2__2014

Dom Giovanni Crippa.

No dia 9 de julho de 2014, o papa Francisco nomeou bispo da diocese de Estância, em Sergipe, o missionário da Consolata dom Giovanni Crippa, até então bispo auxiliar da arquidiocese de São Salvador, Bahia. Dom Giovanni tomou posse na nova diocese no dia 24 de agosto, na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, com a presença dos bispos de Aracaju, SE, Salvador e Feira de Santana, BA, e mais 15 bispos de dioceses dos estados de Sergipe, Maranhão, Alagoas e Bahia. Parte do espaço da catedral estava tomada pelos sacerdotes do clero diocesano de Estância e de outras localidades. Parentes de dom Giovanni da Itália estiveram presentes, assim como alguns prefeitos e lideranças políticas.

Após o rito de tomada de posse, os bispos e sacerdotes, acompanhados dos poucos fiéis que haviam conseguido lugar dentro da catedral, seguiram em procissão até a Praça Barão do Rio Branco, onde se realizou a celebração da Eucaristia. Dom Giovanni, em sua homilia, expressou sua alegria em assumir tamanha responsabilidade e falou com que espírito pretende desenvolver sua missão: em diálogo e comunhão com o clero, com os religiosos, os leigos e demais forças da Igreja local. O Instituto Missões Consolata se fez presente através de seus missionários dom Elio Rama (bispo de Pinheiro, MA), padres Luiz Carlos Emer (Superior Regional), Cláudio Cobalchini (pároco em Feira de Santana, Paróquia da Santíssima Trindade), e o seminarista Joseph Onyango, que está em ano de serviço em Feira de Santana.

Abertura em Angola

missionarios_da_consolata_outubro_3__2014

Padres Dani Romero, Dietrich Pendawazima, Fredy Gomes e Sylvester Ogutu.

O Instituto Missões Consolata realizou mais um sonho no início do mês de agosto: uma nova abertura missionária em Angola. Os três primeiros jovens missionários que foram para Angola são os padres Fredy Gomez, colombiano, Sylvester Ogutu, queniano e Dani Romero, venezuelano. Atualmente eles se encontram na cidade de Viana, município de Luanda, hospedados pelos missionários xaverianos de Yarumal. A diocese de Viana é relativamente pequena geograficamente, mas com muitas pessoas vindas das províncias do interior. Há paróquias exageradamente grandes, não tanto geograficamente, mas populacionalmente.

O bispo diocesano dom Joaquim Ferreira Lopes, OFM, acolheu com muita alegria os novos missionários, agradecendo ao Instituto por começar a trabalhar e produzir vida nova nessa porção do Reino de Deus. Confiou aos cuidados dos missionários todo o Distrito de Kapalanga, desmembrado da Paróquia Santíssima Trindade e que no futuro próximo será a Paróquia de Santo Agostinho.

No dia 17 de agosto, os missionários da Consolata assumiram oficialmente pelas mãos de dom Joaquim Ferreira Lopes, a nova quase-paróquia de Santo Agostinho, composta por sete comunidades de base.

(CC BY 3.0 BR)