Como é bom ser padre

O padre é livre para fazer às vezes de Cristo, pois a verdadeira família é aquela em que o padre se encontra e por todos dá a verdadeira atenção.

Por Mário de Carli *
Foto: Arquivo IMC

missionarios_da_consolata_novembro2__2014

No dia 28 de setembro, domingo, o diácono Manuel Pereira dos Santos, missionário da Consolata, foi ordenado sacerdote em sua cidade natal, Santana de Ipanema, Alagoas, pelas mãos do bispo de Palmeira dos Índios, dom Dulcênio Fontes de Matos. O salão da “Quadra do Menor”, dedicado a São Gabriel, situado na Paróquia São Cristóvão recebeu cerca de três mil fiéis que participaram atentamente da celebração, juntamente com outros missionários da Consolata, como os padres Robério e Mário de Carli. Padre Clejean Melo da Silva, pároco de São Cristóvão acolheu e saudou a todos. Após a proclamação das leituras, padre Luiz Carlos Emer, Superior Provincial da Consolata, apresentou o diácono ao bispo para ser ordenado.

Dom Dulcênio citou a mensagem de São João Paulo II em sua homilia, afirmando: “vocês são o coração de Cristo”. O bispo acentuou a beleza de ser padre, afirmando: “como é bonito ser padre, como é bom ser padre porque não se trata de um status. O padre é livre para fazer às vezes de Cristo, pois a verdadeira família é aquela em que o padre se encontra e por todos dá a verdadeira atenção. O sacerdote é como uma rocha em alto mar. O padre também vivendo sua vida unida a Cristo é semelhante à rocha desfazendo os males, os desafios, as angústias das pessoas, aliviando-as e consolando-a. As águas do mar se desfazem ao bater contra a rocha, assim é o padre que ajuda as pessoas a desfazerem-se das ondas pesadas, reconduzindo-as às praias onde há águas mais serenas. O sacerdote deve ser os ouvidos de Cristo, deve ser os braços de Cristo para acolher e acalentar a dor. Deve também pulsar seu coração em total sintonia com o coração de Cristo para saber perdoar”.

* Mário de Carli, imc, é missionário em Feira de Santana, Bahia.
(CC BY 3.0 BR)