Conferência Regional na África

Cada superior de circunscrição partilhou o trabalho realizado, de modo particular as principais iniciativas e atividades programadas para o sexênio 2018-2023.

Por Diamantino Antunes

De 13 a 17 de setembro de 2018, foram realizadas as reuniões do Conselho Continental Africano do Instituto Missões Consolata em Adis Abeba, Etiópia. Cada superior de circunscrição partilhou o trabalho realizado na respectiva Conferência Regional, de modo particular as principais iniciativas e atividades programadas para o sexênio 2018-2023, a nível da formação, missão Ad Gentes e economia.

conferenciaafrica1Os trabalhos foram dedicados à programação continental partindo das indicações dadas pela Assembleia Continental Pós-Capitular realizada em Bunjo, Tanzânia, em janeiro deste ano. Iniciaram-se a análise da programação feita pelas cinco comissões continentais: Formação de Base, Formação Permanente, Missão Ad Gentes, Animação Missionária e Promoção Vocacional e Economia.

Formação de Base: foram programadas atividades que dizem respeito à escolha e preparação dos formadores para os seminários do Instituto na África; harmonização dos conteúdos da formação nos diferentes níveis e preparação do Diretório de Formação de Base a nível continental; sustentabilidade econômica dos seminários, abertura de um outro Seminário Teológico no continente etc.

Animação Missionária e Promoção Vocacional: necessidade de manter-se em comunhão com a Igreja Universal para refletir sobre os temas da Juventude e da Missão.

Missão Ad Gentes: no seu trabalho a nível continental, a Comissão Missão Ad Gentes, cuja responsabilidade está confiada ao Superior da Região de Moçambique, deverá ajudar a recuperar o específico da missão “Ad Gentes” no continente.

Formação Permanente, Inculturação e Transmissão do Carisma: foram programados diversos encontros de formação permanente para os confrades que celebram no sexênio cinco ou 10 anos de ordenação sacerdotal, ou votos perpétuos para os irmãos. Foi estudado e redigido o conteúdo destes cursos que terão uma duração de seis semanas e que terrão lugar em Sagana (Quênia), Bunjo (Tanzânia) e Laulane (Moçambique). Programaram-se diversas iniciativas para refletir a fundo sobre a inculturação e transmissão do carisma IMC na África.

Economia para a Missão: partilhou-se a situação de cada circunscrição no que se refere à segurança sanitária (assistência médica). Houve uma informação e partilha sobre como investir o capital existente no fundo continental destinado à formação, de modo a assegurar as despesas, cada vez maior, da formação de base nos seminários existentes no continente.

Diamantino Antunes, imc, é Superior Regional em Moçambique.