Visitas missionárias em Engenheiro Pedreira

No dia mundial das missões, a Paróquia Senhor do Bonfim, RJ, promoveu visitas nas casas.

Por Robério Crisóstomo da Silva*

No domingo, 21 de outubro de 2018, dia em que a Igreja celebra o dia mundial das missões, a Paróquia Senhor do Bonfim, em Engenheiro Pedreira, RJ, promoveu em uma das suas comunidades, visitas missionárias.

roberio14Este evento foi realizado com a participação de 50 leigos das várias comunidades que compõem a Paróquia Senhor do Bonfim. Estas iniciativas têm colaborado para com a tomada de consciência em assumir a missão da Igreja com entusiasmo e profetismo comprometida cada vez mais com os pobres.
Nosso maior objetivo é formar uma civilização impregnada pelo amor, capaz de ultrapassar todas as barreiras que venham dividir as pessoas, tornando-nos uma unidade na diversidade que somos, pois Deus em Cristo nos unificou a sermos uma única família dos discípulos e missionários apaixonados pelo Evangelho e sua novidade transformadora.

Estes grupos de leigos saíram de porta em porta em um dos bairros chamado Teófilo Filho, onde há uma comunidade dedicada a São Brás. Foi um dia de muitas atividades, nas mais distintas realidades e situações.

roberio13O evento foi iniciado às 9h, e os missionários foram chegando e se concentrando, muita animação e partilha. Em seguida houve a celebração de envio, a qual foi conduzida pelo padre Robério, missionário da Consolata, com a colaboração de outras três pessoas da mesma comunidade. Antes de saírem, os missionários receberam várias orientações, no que se refere às visitas nas famílias. Foram distribuídos vários materiais como panfletos e folders contendo orações para serem realizadas nas famílias durante as visitas, e entregues para serem utilizadas depois.

Este evento vem ser na vida da Igreja uma gota de água no oceano, porém os simples e sinceros gestos manifestados por cada um fez com que as famílias viessem participar da celebração da santa missa de conclusão destas atividades missionárias.

Logo após as visitas, foi realizado um momento de partilha, quando os missionários partilharam as suas experiências vivenciadas durante as atividades. Houve momentos de emoção e tomada de consciência da necessidade de sermos uma Igreja em saída decididamente missionária na Alegria do Evangelho a serviços dos que mais sofrem.

Como Igreja, queremos despertar no coração de cada cristão, o desejo de servir aos irmãos e irmãs, despertando, sobretudo na juventude vocações missionárias generosas e comprometidas com a urgência do Evangelho. Deus abençõe a caminhada dos leigos e leigas da Paróquia Senhor do Bonfim em Engenheiro Pedreira, no Rio de Janeiro, a serem cada vez mais sal e luz do mundo.

*Robério Crisóstomo da Silva, imc, pároco da Paróquia Senhor do Bonfim, Engenheiro Pedreira, RJ.