Nova Direção no Brasil

Acolhemos esta tarefa com espírito de fé, acreditando que Deus nos pede esse serviço mesmo não possuindo todas as qualidades. Isso serve de estímulo para caminhar

Por Jaime Carlos Patias *
Foto: Arquivo IMC
missionarios_da_consolata_setembro_2014

Padres Aquiléo Fiorentini, Moisés R. Facchini, Luiz C. Emer, Job Masyula e Jaime C. Patias.

Reunidos em Assembleia Regional em São Paulo, de 15 a 19 de julho de 2014, os missionários da Consolata elegeram a nova Direção Regional do Instituto Missões Consolata no Brasil, para um mandato de apenas dois anos. Para superior foi reconduzido ao cargo o padre Luiz Carlos Emer. Padre Moisés Roberto Facchini foi reeleito vice-superior e 1º conselheiro. Os padres Aquiléo Fiorentini, Job Masyula e Jaime Carlos Patias completaram o quadro dos conselheiros. Na missa da posse realizada no dia 18 de julho e presidida por dom Giovanni Crippa, imc, bispo de Estância, Sergipe, após agradecer os membros do Conselho cessante, padre Emer falou sobre a nova Direção. “Acolhemos esta tarefa com espírito de fé, acreditando que Deus nos pede esse serviço mesmo não possuindo todas as qualidades. Isso serve de estímulo para caminhar”, afirmou. “Estou muito feliz com os colegas que agora compõem a nova Direção, pela experiência de todos”.

Durante a missa, os jovens seminaristas Sandrio Cândido e Leandro Baseggio fizeram a entrada no Postulado, período que antecede o Noviciado. A celebração contou também, com a presença de dom Servílio Conti, imc, bispo emérito de Roraima, que em seus 97 anos de vida, acompanhava atentamente de sua cadeira de rodas cravada diante do altar. A cena simboliza bem a realidade da Vida Religiosa e missionária: “enquanto uns vão entardecendo, outros vêm amanhecendo”. O vice-superior regional, padre Moisés Fachini leu trechos do seu diário escrito há alguns anos, quando se encontrava nas missões da Tanzânia, África. "A missão não depende do lugar, do quanto a gente pode fazer, mas de estar totalmente presente onde Deus nos quer", disse padre Moisés. "Às vezes custa, mas quando a gente se dedica totalmente, algo pode acontecer. Para serem missionários, vocês não dependem de superores, do lugar, das pessoas, mas de uma grande fé e do sentido que se dá a tudo isso. Com esse espírito, podem crer, vai dar certo", arrematou.

Os missionários se preparam para uma nova frente de missão especialmente dedicada à pastoral afro. A Assembleia tomou conhecimento de um estudo feito por uma equipe em duas cidades do Rio de Janeiro: Campos dos Goytacazes e Nova Iguaçu. A nova Direção Regional continuará o discernimento. Participaram da Assembleia 60 missionários de várias nacionalidades atuando na Bahia, Distrito Federal, Paraná e São Paulo comunidades que compõem a Província.

* Jaime Carlos Patias, imc, é conselheiro dos missionários da Consolata e Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária, Brasília, DF.
(CC BY 3.0 BR)