Temos como principal objetivo a busca de uma verdadeira espiritualidade e identidade de missionários da Consolata, através de uma formação gradual e contínua, na maturidade humana, cristã e apostólica
Por Thiago J. Silva *
Foto: Arquivo IMC
Seminário Filosófico Nossa Senhora Consolata, em Curitiba, este ano (2014) comemora 30 anos de formação de novos missionários e de evangelização. Muitos jovens pas--sa-ram por este ambiente, e como dizia Allamano aos seminaristas “sem que a Consolata não lhes tivesse escolhido”. Formou muitos homens de grande fé, que atualmente são pais de família e cidadãos responsáveis na sociedade e que demonstram muito amor ao Seminário e ao Instituto. Formou também muitos padres religiosos ou diocesanos, assim como irmãos religiosos que estão a serviço do Reino com alegria e generosidade, servindo ao próximo com amor e dedicação em diversos locais: nas igrejas, escolas, em hospitais, nos seminários, e principalmente em terras de missão.
Hoje somos uma comunidade de oito membros, oriundos de três países diferentes: do Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Bahia), do Quênia e de Uganda (África Oriental). Temos como principal objetivo a busca de uma verdadeira espiritualidade e identidade de missionários da Consolata, através de uma formação gradual e contínua, na maturidade humana, cristã e apostólica. Sendo assim, para responder a estes desafios, nos inserimos nos estudos acadêmicos de Filosofia, e na realidade local com trabalhos pastorais na Paróquia Santa Margarida.
Os estudos acadêmicos de Filosofia têm como objetivo conferir ao indivíduo um novo conhecimento sobre si mesmo e sobre a sociedade, enfim desvendar os olhos para finalmente enxergar a realidade que nos rodeia. Estamos inseridos especificamente com a Infância e Adolescência Missionária, procurando transmitir às crianças e adolescentes curitibanos o que é, e como se faz missão, e qual a necessidade nos tempos atuais de pequenos missionários a serviço da Igreja particular e universal.