30 anos de presença missionária

Temos como principal objetivo a busca de uma verdadeira espiritualidade e identidade de missionários da Consolata, através de uma formação gradual e contínua, na maturidade humana, cristã e apostólica

Por Thiago J. Silva *
Foto: Arquivo IMC

missionarios_da_consolata_julho_agosto_2014

Seminário Filosófico Nossa Senhora Consolata, em Curitiba, este ano (2014) comemora 30 anos de formação de novos missionários e de evangelização. Muitos jovens pas--sa-ram por este ambiente, e como dizia Allamano aos seminaristas “sem que a Consolata não lhes tivesse escolhido”. Formou muitos homens de grande fé, que atualmente são pais de família e cidadãos responsáveis na sociedade e que demonstram muito amor ao Seminário e ao Instituto. Formou também muitos padres religiosos ou diocesanos, assim como irmãos religiosos que estão a serviço do Reino com alegria e generosidade, servindo ao próximo com amor e dedicação em diversos locais: nas igrejas, escolas, em hospitais, nos seminários, e principalmente em terras de missão.

Hoje somos uma comunidade de oito membros, oriundos de três países diferentes: do Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Bahia), do Quênia e de Uganda (África Oriental). Temos como principal objetivo a busca de uma verdadeira espiritualidade e identidade de missionários da Consolata, através de uma formação gradual e contínua, na maturidade humana, cristã e apostólica. Sendo assim, para responder a estes desafios, nos inserimos nos estudos acadêmicos de Filosofia, e na realidade local com trabalhos pastorais na Paróquia Santa Margarida.

Os estudos acadêmicos de Filosofia têm como objetivo conferir ao indivíduo um novo conhecimento sobre si mesmo e sobre a sociedade, enfim desvendar os olhos para finalmente enxergar a realidade que nos rodeia. Estamos inseridos especificamente com a Infância e Adolescência Missionária, procurando transmitir às crianças e adolescentes curitibanos o que é, e como se faz missão, e qual a necessidade nos tempos atuais de pequenos missionários a serviço da Igreja particular e universal.

* Thiago J. Silva, imc, é seminarista brasileiro cursando o segundo ano de Filosofia, em Curitiba, PR.
(CC BY 3.0 BR)