Novo pároco em Jaguarari, Bahia

Padre Antony Murigi toma posse na Paróquia de São João Batista.

Por John Kapule Okula

No dia 10 de julho de 2017, a Igreja de São João Batista em Jaguarari, Bahia, reuniu-se para a celebração da posse do seu novo pároco, padre Antony Muchoki Murigi, missionário da Consolata, na presença do bispo diocesano dom Francisco Canindé Palhano e concelebrada pelos padres João Monteiro da Felícia, Gerald Mulili, John Kapule Okula, Thiago Rafael e Darlan dos Santos. Houve também a presença do prefeito, Everton Rocha.
antonymurigi2A celebração teve início às 19h40. Logo no início, o prefeito entregou as chaves da Igreja para o padre Antony e em seguida foi feita a leitura da respectiva provisão canônica. O padre Antony rezou a profissão de fé e fez o juramento de fidelidade à Igreja e a missa seguiu o seu próprio rito. Na homilia, dom Francisco ressaltou a função do pároco e citou o testemunho dos mártires chineses Agostinho Zhao e companheiros, memória facultativa – seu exemplo de fé por causa de Cristo Jesus. Ele explicou o sentido das leituras da Palavra de Deus que tem seu centro a fé na ação salvadora de Jesus.
O bispo ressaltou a função do pároco como homem que conduz o povo para a vida de fé e não como reformador social, mestre e pastor dos fiéis. Dom Palhano falou da responsabilidade do pároco como aquele que governa, ensina e santifica. Padre Antony renovou suas promessas sacerdotais e em seguida foi conduzido até o local do sino, ao confessionário, trono da misericórdia, pia batismal, cadeira presidencial onde presidirá as celebrações eucarísticas e por fim, recebeu a chave do sacrário. Terminada a oração pós-comunhão, o prefeito e um representante da comunidade saudaram o padre Antony, desejando um fecundo trabalho pastoral na paróquia de São João Batista. A seguir, padre Antony dirigiu a palavra aos seus paroquianos. Após a santa missa, toda a comunidade reuniu-se no centro catequético para um momento de confraternização onde foi cortado um bolo para marcar o dia. Parabéns, padre Antony e boa missão.

John Kapule Okula, imc, é coordenador da Animação Missionária e Vocacional na Bahia.