Pastoral afro em atividade no Rio de Janeiro

Semana da Consciência Negra na Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, Engenheiro Pedreira - RJ, e ação de evangelizadora da pastoral afro-brasileira.

Por Jacques Kwanagala Mboma

A Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, de Engenheiro Pedreira-Japeri, Rio de Janeiro realizou um evento especial, a Semana da Consciência Negra contando com várias exposições apresentadas em forma de temas, imagens e símbolos recordando os 128 anos da abolição e seus reflexos na sociedade atual. Os trabalhos iniciaram entre os dias 14 e 20 de novembro, no sábado foi realizado uma palestra sobre a pastoral afro-brasileira, o palestrante recordou o texto base da Campanha da Fraternidade de 1988, este “deixou claro que a situação tanto econômica quanto educacional da população afro-brasileira tem grandes desigualdades. Na educação, por exemplo, o índice de analfabetismo na população negra, é praticamente, o dobro, em relação à população branca. Na área econômica, os negros encontram menos oportunidades de emprego e, quando conseguem colocação, a renda média mensal é inferior à dos brancos segundo o texto Base da CF/1988 (documento Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, CPP, n. 16-36, p. 8 a 16). Depois de um momento de reflexão, houve uma partilha de feijoada.

consciencianegra1No domingo da festa de Cristo Rei, foi celebrada a primeira missa afro na matriz, com intenção especial para os leigos e leigas, do encerramento do ano da misericórdia e do Dia da Consciência Negra. Durante a homilia, o celebrante destacou a importância de imitar o Senhor Rei como servo daqueles que sofrem a discriminação e preconceitos raciais. Convidou a cada membro de reafirmar o compromisso de solidariedade com os afro-brasileiros nas suas reivindicações presentes, especialmente no reconhecimento das terras quilombolas e nas políticas afirmativas.

consciencianegra3Após a missa, o evento encerrou com as palestras ministradas por Camila, membro da pastoral afro e mestranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Letícia, jovem da paróquia, que é também membro da pastoral afro. Os temas tinham como objetivo discutir sobre a causa afro no Brasil relacionada com a realidade da cidade. Foi um dia de conscientização e referência à história dos negros no país. Acreditamos que foi de suma importância reconhecer a história do povo negro, que hoje em dia é esquecida na sociedade. A pastoral afro é um convite a essa reflexão, pois possibilita uma profunda concepção do quadro negro no Brasil. Além disso, ela não serve somente como instrumento de acesso à informação, mas possui o caráter de promover inclusão e tolerância à diversidade cultural e religiosa que constitui a formação de identidade brasileira.

Jacques Kwanagala Mboma, imc, é missionário da Consolata em Engenheiro Pedreira-Japeri, RJ.