No coração do Amazonas

Missionários da Consolata implantam o Noviciado (etapa formativa dos professos) em Manaus, AM.

Por Paco Lopez *

No Sínodo sobre a Amazônia, a Igreja dirigiu seu olhar à defesa do meio ambiente, especialmente à região amazônica que é composta por nove países. Também nossa Família missionária que trabalha com os povos amazônicos há muitos anos, em vários países, quis reforçar seu empenho neste sentido. Assim, num encontro de todos os Superiores do continente latino-americano, tomou-se uma decisão muito significativa: implantar o Noviciado latino-americano em Manaus, capital do estado brasileiro do Amazonas.

O Noviciado é o período no qual, sem condicionamentos acadêmicos, os nossos jovens conhecem e experimentam mais profundamente o carisma do Fundador, o Bem-aventurado José Allamano e o Instituto Missões Consolata (IMC), sua história e seu espírito, a vida em Família, assim como os valores de uma vida toda consagrada à missão.

IMG-20210301-WA0083

Assim, na metade do ano passado iniciou-se a construção do edifício que acolheria o Noviciado, que recebeu o nome de Bispo São Oscar A. Romero, protetor e modelo de entrega total a Deus e a seu povo empobrecido e injustiçado.

No dia 6 de janeiro de 2021, festa da Epifania, com a presença do Superior Regional, padre Luiz Emer, dos padres da Paróquia de Santa Luzia, de um missionário que faz seu ano pastoral já perto da sua consagração definitiva e da ordenação sacerdotal, Luís Boina, de um vocacionado, Jonathan, de dois noviços, Luís Mario e Francisco, e do mestre de noviços, padre Paco, deu-se o início desta etapa da formação, sobre a qual nosso Fundador diz “Os noviços são a pupila dos meus olhos e os do Instituto”. Por essa frase podemos imaginar a importância que tem esta etapa, seja para o IMC, como para outras congregações e ordens religiosas!
Já desde o início partilhamos entre nós a nossa caminhada pessoal e, também o como nos imaginamos este ano, com a vontade de fazer uma experiência que nos marque para toda a vida.

“Neste ano de Noviciado espero conhecer mais profundamente o carisma do Instituto. Estou seguro que será um tempo propício para afiançar a minha opção e continuar me doando com gratuidade, para servir melhor à missão, lá onde Deus me envie”, afirma Luis Mario, 24 anos, colombiano.
“Espero aprofundar e viver o ensino de nosso Fundador, assim como o conhecimento de nosso Instituto. Um ano no qual o espírito de família, a oração, a vida comunitária, a maturidade humana... virem cada vez mais parte da minha caminhada, para chegar a ser um bom missionário da Consolata”, diz Francisco Viafara, colombiano.

Também forma parte da comunidade, o professo Luís Boina (moçambicano de 33 anos), que realiza seu ano de pastoral ajudando na formação. Ele compartilhou também suas expectativas para este ano: “Continuar a minha formação colaborando na área formativa e missionária, e colocando em prática o que aprendi nas etapas anteriores, vivendo intensamente o espírito de Família que nos caracteriza como missionários da Consolata”.

Cada um de nós deseja que seja um ano inesquecível, um ano no qual Deus faça Seu trabalho em cada um de nós e seja em nosso meio o Mestre que nos forme e modele. E isto será possível com a colaboração de cada um de nossa comunidade, e com a ajuda de tantos amigos e benfeitores que nos têm presentes em suas orações.

* Paco Lopez, imc, é missionário da Consolata em Manaus, AM.