Visita canônica em Brasília

Superior geral do Instituto Missões Consolata percorre o país em visita canônica.

Por Jaime C.Patias e Joseph Onyango

Em visita canônica pelo Brasil, o superior geral do Instituto Missões Consolata, padre Stefano Camerlengo, esteve em Brasília (DF), onde conversou e se reuniu com os membros da congregação que trabalham na capital federal. Nesta segunda-feira, 9 de maio, o padre geral visitou o núncio apostólico, dom Giovanni d'Aniello, as sedes das Pontifícias Obras Missionárias (POM), da CNBB e do Centro Cultural Missionário. Após reunião com os missionários que trabalham na paróquia Nossa Senhora Consolata e nas POM, o dia terminou com uma missa de ação de graças pelo 75º aniversário natalício do padre Lírio Gerardi, o pároco local. Após a celebração eucarística presidida pelo aniversariante houve um momento de confraternização, organizada pelos paroquianos.

visitacanonicabrasileira2Em sua homilia, padre Lírio recordou de sua história de vida que começou no seio da família em Santa Catarina, do chamado de Deus para a Vida Consagrada e sacerdotal e dos lugares onde viveu a missão. Lembrou ainda de um pensamento do superior geral sobre o chamado para uma Igreja em saída. “Como o papa Francisco tem nos convidado, a visita do nosso superior também nos despertou este convite. Temos que pensar não somente em nós aqui, mas também numa Igreja que sai em missão ao encontro dos mais necessitados”, disse o aniversariante. Essa temática deverá ser discutida com toda a comunidade para tornar a paróquia ainda mais missionária.

A visita canônica na comunidade IMC em Brasília começou no domingo, 8. Após conversa pessoal com cada missionário, padre Stefano, acompanhado do superior provincial, padre Luís Carlos Emer, se reuniu com o grupo para um momento de partilha onde deu o seu parecer sobre a realidade da comunidade e da paróquia.

Ao partir para o Rio de Janeiro, na manhã da terça-feira, 10, padre Stefano, agradeceu a comunidade e a todos os paroquianos pela acolhida e pelo trabalho que a congregação realiza na paróquia há mais de 50 anos.