Capitulares do IMC se reúnem para discutir desafios globais em Assis

A Assembleia Geral do IMC em Assis foi marcada por dias de escuta e reflexão. Capitulares discutiram desafios globais, ouvindo especialistas em economia, paz e teologia.

Por Redação

Os primeiros dias da Assembleia Geral do Instituto Missionário da Consolata (IMC) foram marcados por intensa escuta e reflexão sobre os desafios enfrentados pelo mundo e pelo próprio Instituto. Os Capitulares se reuniram na Casa Geral, acolhidos calorosamente pelos irmãos, em um clima fraterno e participativo.

04

A semana de trabalho teve como foco a escuta, começando pela escuta da Palavra de Deus em um dia de retiro espiritual. Em seguida, os participantes dirigiram sua atenção para o mundo em que atuam e para o Instituto ao qual pertencem, buscando compreender as realidades complexas e os problemas urgentes que precisam ser enfrentados.

Dr. Leonardo Becchetti

Doutor Leonardo Becchetti.

Especialistas qualificados, tanto do clero como leigos, foram convidados para compartilhar suas perspectivas sobre temas cruciais. O Dr. Leonardo Becchetti, professor de Economia Política, destacou a interconexão entre a distribuição de riqueza e as expectativas dos povos no contexto global. Francesco Vignarca, engajado nas questões da mundialidade e da paz, apresentou a preocupante realidade do mercado mundial de armas e seu impacto na alimentação de conflitos em todo o mundo. O Pe. Armando Matteo, Professor de Teologia Fundamental, refletiu sobre a missão cristã nos dias atuais, enfatizando a importância de levar Jesus a todos e de aproximar todos de Jesus.

Padre Armando Matteo.

Padre Armando Matteo.

Além das palestras, os Capitulares também tiveram a oportunidade de participar de grupos de trabalho, onde puderam realizar reflexões e compartilhar seus comentários sobre os temas abordados. A diversidade de responsabilidades e inserções geográficas dos membros do Instituto trouxe uma riqueza de perspectivas durante as discussões.

Padre Maurizio Praticiello.

Padre Maurizio Praticiello.

Durante a Assembleia, o testemunho do padre Maurizio Praticiello, pároco de Caivano, na cidade de Nápoles, foi especialmente marcante. Ele compartilhou sua experiência pastoral em meio a um contexto de "marginalização social" e sua corajosa denúncia das injustiças enfrentadas. Apesar das perseguições, o padre Praticiello segue firme em sua fé, sustentado por uma grande convicção.

Padre Stefano Camerlengo

Padre Stefano Camerlengo

A Direção Geral do IMC, representada pelo Superior Geral, Pe. Stefano Camerlengo, e o Administrador Geral, Pe. Rinaldo Cogliati, apresentaram relatórios abrangentes sobre o serviço do Instituto nos últimos anos, bem como os desafios e problemas atuais. Essas apresentações foram seguidas por contribuições dos membros da Direção Geral, do Vice-Superior e dos Conselheiros.

Encerrando a semana de trabalho, os Capitulares tiveram um encontro on-line com os Leigos Missionários da Consolata (LMC) da Europa, América e África. Durante essa reunião, foi fortalecida a fraternidade e a partilha do carisma deixado pelo Bem-aventurado José Allamano. Representantes de cada continente relataram suas experiências e apresentaram sugestões para melhorar a colaboração entre o IMC e os LMC.

No domingo de Pentecostes, como momento de descanso e renovação, os participantes realizaram uma peregrinação a Assis, um lugar de paz e beleza. Sob a sombra de São Francisco, Santa Clara e do Bem-aventurado Carlos Acutis, protetor deste ano, os Capitulares recarregaram suas energias para continuar os trabalhos que têm pela frente.

Os dias de escuta e peregrinação em Assis representaram uma etapa fundamental na Assembleia Geral do IMC, proporcionando uma ampla compreensão dos desafios globais e uma base sólida para as decisões futuras, visando aprimorar a missão do Instituto.

Fonte: XIV Capítulo Geral IMC em Roma