Padre Camerlengo: “não existe ‘nós’ e ‘vocês’: existe apenas ‘nós da Consolata!'”

Encontro online entre Leigos (LMC) e Missionários da Consolata (IMC), fortalece laços de comunhão fraterna e compromisso de caminhar juntos como Familia Consolata.

Por Julio Caldeira IMC

No dia 27 de maio, um encontro online reuniu dezenas de leigos e leigas missionárias da África, América e Europa, e sacerdotes e o irmão reunidos no XIV Capítulo Geral IMC, em Roma.

Partilha do carisma da Consolata

Esse encontro proporcionou um importante momento de fraternidade e de partilha mútua do carisma deixado pelo Bem-aventurado José Allamano à “Família Consolata”, que inclui também as irmãs Missionárias que estão reunidas em Nepi (Itália) celebrando seu XII Capítulo Geral.

“Este carisma é vivenciado por muitos amigos espalhados pelo mundo, que compartilham a missão de diversas formas e em diferentes experiências”, destacou um dos participantes.

Durante a reunião, cada coordenadora continental dos Leigos Missionários da Consolata da África, América e Europa, apresentou o caminho que realizam, o que esperam dos Missionários da Consolata e o que propõem para intensificar a comunhão e colaboração entre LMC-IMC.

IMC-LMC-capitulo-geral

Durante o encontro, o Superior Geral dos Missionários da Consolata, padre Stefano Camerlengo, recordou os laços que nos fazem todos membros da Família Consolata.

“Todos somos missionários e missionárias, membros da família Consolata… e juntos queremos dar um passo adiante. O carisma não é propriedade de ninguém, é um dom dado pelo Espírito Santo à Igreja para o serviço da humanidade. Não existe “nós” e “vocês” ou mesmo “vocês” e “nós”: existe apenas o “nós da Consolata” e isso é o que conta!”.

Encontro Mundial da Família Consolata

O próximo encontro como “Família Consolata” será realizado no dia 3 de junho de 2023, também de maneira online, onde estão convidados todos os leigos, leigas, irmãs, irmãos, sacerdotes e bispos Missionários da Consolata.

“Como Direções Gerais, em espírito de família e atentos à maravilhosa experiência da Conferência ‘Murang’a 2’, realizada em junho de 2022, decidimos abrir um espaço comum de reflexão e partilha durante a celebração dos dois Capítulos”, expressa o comunicado oficial emitido pela comissão coordenadora do encontro.

Como fruto desse importante caminho que se vem realizando, no dia seguinte, 4 de junho, em Roma, se reunirão as duas Assembleias Capitulares das Missionárias (MC) e Missionários (IMC) da Consolata, para colher os frutos da partilha e preparará a síntese das reflexões surgidas no encontro do dia anterior.