Missionários e missionárias da Consolata celebram os 92 anos da morte do Bem-aventurado José Allamano, Fundador dos Institutos Missões Consolata e Missionárias da Consolata.
Por Maria Emerenciana Raia
Os missionários e as missionárias da Consolata celebram nesta sexta-feira, dia 16 de fevereiro de 2018, os 92 anos da morte do Bem-aventurado José Allamano, Fundador dos Institutos Missões Consolata e Missionárias da Consolata.
José Allamano nasceu em Castelnuovo d'Asti, Itália, em 21 de janeiro de 1821 e faleceu aos 16 de fevereiro de 1926. Foi beatificado aos 7 de outubro de 1990. Hoje, os missionários estão presentes em 27 países do mundo, em quatro continentes.
Missionários e missionárias que trabalham em São Paulo, capital, participaram de uma celebração eucarística às 11h na Paróquia Nossa Senhora Consolata do Jardim São Bento, com a presença do Superior Regional dos missionários, padre Aquiléo Fiorentini e da Superiora das Missionárias, irmã Anair Voltolini.
No momento da partilha da palavra, padre Aquiléo lembrou que como membros dos Institutos fundados pelo padre Allamano, escolheram ser primeiro santos e depois missionários, como pregava o Fundador. "Somos enviados a anunciar a Boa Nova, a graça do Senhor. Devemos distribuir graças na vida das pessoas. A Boa Nova é para mim. A Boa Nova é para nós. Devemos ser dons para os outros. Temos que ter consciência de que somos servos e servas. Precisamos aprender a viver a santidade do Fundador para ajudar as pessoas", afirmou o Superior Regional.
Padre Aquiléo lembrou ainda das Bem-aventuradas irmãs Irene Stefani e Leonela Sgorbati, missionárias da Consolata que se consumiram pelo amor a Jesus a serviço dos irmãos. "Toda para Jesus, nada para mim", dizia Ir. Irene. Ir. Leonela morreu perdoando quem lhe tirou a vida. "Jesus passou entre nós fazendo o bem. Allamano, Ir. Irene e Ir. Leonela também passaram entre nós fazendo o bem", lembrou o Superior Regional, afirmando que o missionário e a missionária devem estar dispostos a dar a vida pela Missão. Concluiu sua fala fazendo referência ao Bem-aventurado dom Oscar Romero, padroeiro do ano para os missionários e as missionárias da Consolata. "Que todos estes santos nos inspirem em nosso caminho de santidade".
Após a celebração eucarística, os missionários e as missionárias participaram de um almoço de confraternização na Casa Regional dos Missionários, no Jardim São Bento.