Intercessão dos LMC pelos Capítulos dos Missionários e das Missionárias

Leigos rezam o terço proposto na intenção dos capítulos.

Por Márcio Mariano Moreira

O mês de maio é tradicionalmente marcado pela dedicação especial a Maria Santíssima e às mulheres. Assim, em sintonia com a temática da época, a Secretaria Continental dos leigos da América, reuniram-se no último domingo de maio, para rezar o Terço Missionário nas intenções do Santo Padre Papa Francisco, por toda igreja e, especialmente, pelos Capítulos das Irmãs e dos Padres Missionários da Consolata, que ocorreram nos meses de maio e junho.

Allamano-ea-ConsolataA Secretaria Continental dos Leigos Missionários da Consolata é composta, atualmente,por cinco delegações, situação que facilitou a divisão das dezenas, como tiveram como representantes continentais: Ana Maria – Colômbia; Wilmer Fernandes – Canadá, Estados Unidos e México; Wilfer Ramirez – Venezuela; Ana Margareth e Marcio – Brasil Norte e Brasil Sul respectivamente; Juan Peron e Mirian – Argentina.

Após o anúncio de cada mistério, refletiu-se sobre uma dificuldade social que atinge o nosso continente, sendo colocado, cada uma, sob a intercessão de um dos nossos bem-aventurados e bem feitos, como também a Carlos Acuti, a quem a Congregação dedica atenção especial neste ano de 2023.

Assim, coube à Colômbia a abertura do terço, bem como recitar o Primeiro Mistério Glorioso com a reflexão: Minha última visão e envio sob a luz do Bem-aventurado José Allamano; o segundo mistério coube ao Brasil com o tema: Realidade indígena na Amazônia, a fome e a pobreza nos grandes centros urbanos, sendo o intercessor Cônego Tiago Camisassa; o terceiro mistério, com a reflexão Os desprotegidos e seus processos de mobilidade humana ficaram a carga da saudade do Hemisfério Norte, tendo Ir. Leonella Sgorbati como intercessora; a Venezuela, sob a intercessão da Bem-aventurada Irene Stefani ficou com a reflexão A mulher e suas dimensões; por fim, tendo como protetor Carlos Acuti, a Argentina encerrou o quinto mistério com o tema Juventude.

O terço foi marcado por um momento de grande fraternidade entre os leigos do continente, fato constatado pelos 36 pontos de conexão, totalizando mais de 50 pessoas da América rezando em plataforma digital. Talvez, este seja um dos legados positivos da pandemia de COVID-19: estarmos juntos como Família Consolata sem sair de nossas casas, algo antes impossível de se imaginar.

Queremos agradecer a você que participou desse momento tão especial e dizer, aos que por algum motivo não puderam estar presentes, que rezamos pelas suas necessidades. Agora fica o convite, a todas e todos, para reservarem o último domingo do mês de outubro, dia 29, para rezarmos juntos nosso próximo Terço Continental. Não se esqueça! VOCÊ É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL! Até outubro!

Márcio Mariano Moreira - LMC - Representante Brasil – Região Sul na Secretaria Continental dos LMC