Mês de graça e gratidão na Amazônia

Missionários da Consolata acolhem imigrantes venezuelanos e celebram ordenação sacerdotal de Izaias Nascimento.

Por Stephen Ngari

A região da Amazônia continua o momento de graça neste ano que se comemora 70 anos da presença dos missionários da Consolata. A preparação e a celebração da Festa da Padroeira foram marcadas por momentos significativos. A Igreja se prepara para celebrar o Sínodo da Amazônia, convocado pelo papa Francisco para acontecer no Vaticano, em outubro de 2019.

Toda a região se movimenta para pensar e refletir sobre a evangelização na Amazônia. Outro momento que marcou essa festa e faz parte do momento atual é a presença maciça dos migrantes venezuelanos. A chegada dos migrantes intensificou-se nestes últimos dois anos e a Igreja se abriu para recebê-los.

A procissao a frente do abrigo SVmenorA paróquia da Consolata, na cidade de Boa Vista virou o ponto referencial na acolhida dos imigrantes. O pároco, Padre Revislande, da diocese de Roraima cedeu o terreno da igreja para construir um abrigo, chamado Abrigo São Vicente, cedeu as dependências da igreja para abrigar os que não conseguem espaço nos abrigos e recém-chegados e no final cedeu a sua casa para preparar refeições aos venezuelanos que não se encontram nos abrigos. A paróquia serve mais de 500 refeições por dia.

Para comemorar os 70 anos de presença dos missionários da Consolata na região, foi montada uma mostra fotográfica com mais de 200 fotos com momentos marcantes desde o dia 14 de junho de 1948 quando chegaram os primeiros missionários em Boa Vista, Roraima. Nos dias da novena rezamos por estas situações e também lembramos as presenças missionárias de hoje, nas áreas indígenas e nas periferias urbanas.

No dia 24, às 19h celebrou-se a missa festiva em honra a Nossa Senhora Consolata na paróquia com o mesmo nome. O presidente da celebração, dom Mario Antônio da Silva, o bispo local, lembrou à congregação, sua vocação cristã de ser profeta do tempo atual. A presença dos migrantes na cidade e nas nossas comunidades não deve se encarada como incômodo, mas como uma oportunidade de viver o profetismo de acolher Jesus migrante e estrangeiro.

A padroeira da comunidade e do Instituto dos Missionários da Consolata ensina a Igreja de hoje de continuar o evangelho da consolação. A missa começou com uma pequena procissão ao redor da quadra da paróquia. Em frente ao abrigo São Vicente, o padre Revislande fez um discurso emocionante sobre acolher os migrantes no seu coração e na sua paróquia. Ele também agradeceu às pessoas que colaboram na alimentação e no cuidado básico dos venezuelanos.

Além do bispo e o pároco, estavam presentes os missionários e as missionárias da Consolata junto a uma multidão vinda de várias paróquias e áreas missionárias da diocese.

Ordenação sacerdotal
No dia 30 desse mesmo mês, às 18h na Paróquia Santa Luzia, Manaus, AM, a região recebeu mais uma bênção com a ordenação sacerdotal do Izaias Nascimento de Melo pela unção e imposição das mãos de dom Elio Rama, imc, bispo de Pinheiro, MA.

Pe IzaiasmenorIzaias é natural do Pará, um estado que faz parte da Amazônia, mas começou sua caminhada missionária em Manaus onde morava com seu tio desde os 14 anos de idade. Em 2005 ingressou no Instituto e fez a sua primeira etapa de formação; propedêutico e filosofia. Ao concluir a etapa, pediu um tempo fora para reavaliar a sua vida e vocação. No ano seguinte reingressou decidido para continuar a formação. Foi para o noviciado na Argentina, depois fez seus estudos teológicos na Colômbia. Fez a sua experiência missionária pastoral no Equador e voltou para a região em abril deste ano para preparar-se para sua ordenação.

A presença diversificada na igreja durante a ordenação mostrou a importância deste momento de graça para ele, para o Instituto e também para a Igreja da Amazônia. Estavam presentes dom Elio Rama, imc, da diocese de Pinheiro, Maranhão que presidiu a celebração da ordenação e o arcebispo de Manaus, dom Sérgio Eduardo Castriani, Espiritano.

A região marcou a sua presença com a participação de 14 missionários. O padre Armando, superior regional da Colômbia representou a sua região juntamente com padre Hector Sanchez que já se encontra na equipe itinerante para os migrantes em Boa Vista. As irmãs missionárias da Consolata participaram, não somente na celebração da ordenação, mas na semana da animação missionária e vocacional que antecedeu à ordenação. Estavam presentes também os Leigos Missionários da Consolata e representantes de várias comunidades e áreas missionárias onde o jovem fez sua experiência pastoral no tempo da sua formação.

Na sua homilia, dom Elio lembrou as palavras do papa Francisco e pediu ao padre recém-ordenado de ser um evangelizador feliz. Aliás, todos os agentes de pastoral não podem deixar de ter a alegria de evangelizar. E na sua mensagem de agradecimento, o padre Izaias pediu a colaboração de todos para que possa realizar a missão confiada a ele por Deus. Ele é presbítero para o povo e com o povo.

*Stephen Ngari, imc, é missionário da Consolata da região Amazônia.