Profissão perpétua em São Paulo

Isaack Mdindile, Josky Menga e Oscar Liofo fazem votos perpétuos em preparação ao diaconato.

Por Horácio T. Jackson

Na vida religiosa a profissão perpétua significa um compromisso que o candidato assume para exercer o seu ministério de forma radical coerente e eficaz seguindo o compromisso de Cristo. Este compromisso se faz na presença de Deus e da comunidade dentro de uma celebração eucarística. Os votos realizados no ato da consagração religiosa expressam um caminho para a vivência radical da doação do religioso a Deus, toda a sua vida estará plenamente disponível para o seguimento a Cristo.

Os votos têm como finalidade proporcionar ao consagrado a ruptura de todos os condicionamentos humanos, sejam eles materiais, espirituais, morais, culturais e ideológicos, tornando-o autêntico no anúncio do Evangelho.

votos1No dia 20 de julho de 2018, na Paróquia Nossa Senhora da Consolata, no Jardim São Bento, São Paulo, realizou-se a cerimônia de celebração dos votos perpétuos dos professos Isaac Mdindile, Josky Menga e Oscar Liofo.

A celebração contou com a presença do Superior Geral dos missionários da Consolata, padre Stefano Camerlengo, padre Jaime Carlos Patias, Conselheiro Geral para o Continente América e outros missionários da região do Brasil que se encontravam participando da XII Conferência Regional.

Na sua homilia, padre Stefano afirmou que a consagração é para toda vida, pois é o próprio Senhor que nos escolhe e não o contrário. Consagrados à missão somos convidados a olhar o mundo com os olhos de Deus, somos chamados a ser ministros de comunhão nas relações comunitárias começando com os pobres, não para se distanciar das pessoas mas para entender os sofrimentos e os problemas dos outros dispondo-nos assim a serviço da missão na obediência da ordem do Senhor de ir pelo mundo todo e anunciar o Evangelho (Mc16,15).

votos5Evangelizar é não se apegar às coisas como o próprio Evangelho segundo Mateus diz, não precisamos levar duas túnicas (Mt 10, 10) pois as coisas da Igreja não estão nos números, mas em confiar na providência divina. Assim, é preciso que nos tornemos pequenos para que o anúncio seja infinitamente grande, tomando a oração como nossa vida. Somos consagrados diante de Deus e das pessoas para estarmos juntos e partilharmos a vida com elas como missionários autênticos da Consolata vivendo com alegria de discípulo duma existência transfigurada com Maria como sustento das nossas dificuldades.

O Superior Regional dos Missionários da Consolata no Brasil, padre Aquiléo Fiorentini agradeceu a presença de todos missionários e todos participantes da celebração pedindo que todos acompanhem os professos permanentes em oração.

Horácio T. Jackson, imc, é seminarista em São Paulo, SP.